Arquiteto que está a 'reorganizar' Campanhã contratado pela IP para Plano de Pormenor da estação de Coimbra

Arquiteto que está a 'reorganizar' Campanhã contratado pela IP para Plano de Pormenor da estação de Coimbra
| Norte
Porto Canal / Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) contratou o ateliê de Joan Busquets, por 138 mil euros, para desenvolver o Plano de Pormenor da estação intermodal de Coimbra, depois de o arquiteto catalão ter iniciado uma revisão da urbanização da área.

O ateliê de Joan Busquets tinha sido contratado por 262 mil euros em 2022, também pela IP, para avançar com uma revisão do Plano de Urbanização da estação de Coimbra-B, cujos trabalhos foram apresentados e discutidos ao longo do presente ano.

A 20 de outubro, foi publicado no portal de contratação pública Base um novo contrato, também com recurso ao ajuste direto, em que se celebra um novo contrato, no valor de 138 mil euros e um prazo de execução de 203 dias, para o ateliê do arquiteto catalão desenvolver o Plano de Pormenor da estação.

Num esclarecimento enviado esta segunda-feira à agência Lusa, a IP afirma que no decorrer da revisão do plano de urbanização para o qual Joan Busquets tinha sido contratado, a Câmara de Coimbra entendeu “alterar o instrumento de planeamento e determinou que um plano de pormenor seria o instrumento mais adequado para enquadrar o desenvolvimento urbanístico da zona envolvente à futura estação de Coimbra [no âmbito da alta velocidade]”.

Essa mudança justifica-se “pelo seu acrescido potencial de execução no curto/médio prazo”, aclarou fonte oficial da IP, na resposta escrita à Lusa.

Nesse sentido, “tornou-se necessário terminar o contrato de revisão do plano de urbanização e celebrar um novo contrato para o desenvolvimento do plano de pormenor”.

Em face dessas mudanças, foi executado apenas 225.600 euros do contrato inicial celebrado em 2022, “tendo assim havido uma redução de 37.200 euros”, acrescentou a IP.

Questionado pela agência Lusa sobre o processo em torno da futura estação intermodal e reconfiguração da zona envolvente, a vereadora da Câmara de Coimbra com o pelouro da mobilidade e urbanismo, Ana Bastos, referiu que estão a ser realizados “estudos de caracterização”, nomeadamente de tráfego, ambiental e mapa de ruído.

Segundo a responsável, o arquiteto está a adaptar o plano às condicionantes apontadas até ao momento, sendo uma das grandes limitações o risco de cheia da zona intervencionada.

Ana Bastos espera que, entre janeiro e fevereiro, “se não houver nenhum imprevisto”, possa ser aberto novo período de discussão pública, com a apresentação uma maquete do projeto em três dimensões.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.