IL e PCP contra Rui Moreira na participação do poder local na comunicação social. PSD abstém-se

IL e PCP contra Rui Moreira na participação do poder local na comunicação social. PSD abstém-se
Porto Canal
| Porto
Porto Canal

O movimento independente "Rui Moreira: Aqui Há Porto” levou a votação da reunião de câmara desta segunda-feira uma proposta que recomenda ao Governo que seja alargada às instituições de poder local a possibilidade de participarem em empresas de comunicação social. Ilda Figueiredo, vereadora eleita pelo PCP, bem como Ricardo Valente, vereador liberal eleito pelas listas independentes, votaram contra. O PSD absteve-se.

Na proposta, aprovada com os votos a favor do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda e dos vereadores do movimento de Rui Moreira (com excepção de Ricardo Valente), a câmara recomenda ao Governo "que seja estendida às instituições de poder local a possibilidade legal de participar em empresas de comunicação social, à semelhança da possibilidade existente no Estado central".

O movimento assume estar preocupado com o despedimento de mais de 150 profissionais e jornalistas do Global Media Group, em particular dos que trabalham no Porto em títulos como o Jornal de Notícias, a TSF e O Jogo.

Os independentes defendem que face à missão de serviço público prestada é "hora de as instituições públicas e os decisores políticos nacionais enfrentarem o problema da viabilidade financeira e da autonomia dos órgãos de comunicação social".

Para o movimento, que nas eleições autárquicas de 2021 elegeu Rui Moreira para um terceiro e último mandato à frente da Câmara do Porto, o poder local pode ser "convocado para a resolução deste problema".

"O Estado português detém e participa em grupos de comunicação social que dão repetidas provas de autonomia e independência editorial perante os poderes instituídos", referem os independentes, lembrando que as consequências do processo de despedimento coletivo no GMG "seriam demasiado ruinosas para o jornalismo".

"Motivo pelo qual nos recusamos a assistir impavidamente à destruição de valor de um dos mais antigos jornais portugueses", observa o movimento liderado há cerca de um ano pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

+ notícias: Porto

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

Operação Natal da Metro do Porto começa a 30 de novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos Aliados ocorrerá a cerimónia de inauguração das luzes e da árvore de natal, seguida do concerto do cantor Fernando Daniel.

Encontrada terceira vítima mortal nos escombros de pensão que ardeu no Porto

Os restos mortais de uma terceira vítima do incêndio que destruiu uma pensão no Porto foram encontrados ao final da noite de sábado, confirmou à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.