"Sempre fez história na região". Câmara do Porto preocupada com despedimento coletivo no Jornal de Notícias

"Sempre fez história na região". Câmara do Porto preocupada com despedimento coletivo no Jornal de Notícias
Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes

“Não querendo interferir na liberdade empresarial, assisto com muita preocupação às últimas informações que apontam para um despedimento coletivo na Global Media de 150 funcionários, em particular ao despedimento de 40 profissionais do Jornal de Notícias”. Foi assim que o presidente do município do Porto, Rui Moreira, iniciou a reunião de executivo desta segunda-feira.

Esta foi uma “tomada de posição” que reuniu o consenso entre todas as forças políticas eleitas, que lamentaram que o Jornal de Notícias, pertencente ao grupo Global Media, apresente resultados “muito positivos”, mas que continue a sofrer despedimentos recorrentes.

“Não posso deixar de manifestar a minha surpresa por despedirem jornalistas do título que sempre deu dinheiro ao grupo, do título que é líder de audiências em vários segmentos, do título que sempre fez história no Porto, na região e no país”, afirmou Rui Moreira, após partilhar números relativos à circulação e audiência deste diário.

Ilda Figueiredo, eleita pela CDU, lembrou que o jornal “tem cumprido um papel que é essencial para a defesa do pluralismo, da democracia e da região [Norte]”. Também a eleita pelo Bloco de Esquerda Maria Manuela Rola destacou a importância do JN para a “coesão social” do país, mostrando-se “solidária com a greve que está a ser convocada pelos jornalistas” - marcada para 06 e 07 de dezembro.

Já o social-democrata Alberto Machado lembrou o “papel histórico” deste jornal na informação que trouxe a todos nos últimos 100 anos.

“Tenho assistido com muita preocupação ao desaparecimento de alguns jornais históricos”, acrescentou ainda Rui Moreira, que aproveitou ainda para alertar a importância da Assembleia da República ter mais intervenção na proteção da comunicação social. ”O Parlamento e os partidos têm discutido a sustentabilidade da comunicação social e tomaram algumas medidas para as defender. Parece-me ainda assim que ficou alguma coisa por fazer”.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.