Incêndios: Fogo em Talhadas corta trânsito na A25 no sentido Viseu-Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 05 jul (Lusa) - O trânsito na A25 foi hoje à tarde interrompido no sentido Viseu-Aveiro, podendo ser cortado também no sentido contrário a qualquer momento, devido ao incêndio que hoje lavra em Talhadas (Sever do Vouga), disse à Lusa fonte da concessionária Ascendi.

De acordo com a mesma fonte, às 16:40 o trânsito na A25 (autoestrada) entre Viseu e Aveiro estava a ser desviado no nó de Talhadas pela EN333 (estrada nacional) em direção a Águeda ou Sever do Vouga.

No sentido contrário, entre Aveiro e Viseu, as viaturas estavam a parar ao quilómetro 39 da A25, porque não tinham chegado meios para desviar o trânsito no nó de Carvoeiro.

O comandante distrital de Proteção Civil de Aveiro, José Bismark, fez à Lusa, ao início da tarde, o ponto da situação do incêndio florestal, que começou de madrugada em Talhadas e levou à retirada de habitantes de duas aldeias do concelho vizinho de Águeda.

O responsável afirmou que, apesar de continuar ativa a frente do flanco direito, com cerca de quatro quilómetros e muitas reativações, é no flanco esquerdo que vão ser concentrados os meios.

"O incêndio propagou-se de nascente para poente em forma de dedos, que se vão cruzar agora de noroeste para sudeste, devido à mudança do vento, pelo que a frente direita, que é a pior neste momento, vai passar a ser mais favorável, mas a frente esquerda e a cabeça do incêndio que estavam em consolidação podem ser mais complicadas", explicou então.

Segundo a página da Proteção Civil na Internet, o fogo de Talhadas mobilizava 281 elementos de forças de socorro e 88 viaturas às 17:00.

RCS/MSO // ROC

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Acidente entre dois carros e carrinha do pão obrigou ao corte da EN105 em Guimarães

Um acidente às primeiras horas desta manhã entre dois automóveis e uma carrinha de transporte de pão obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, em Lordelo, Guimarães, confirmou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.