Acabou a chuva. Tempo muda hoje

Acabou a chuva. Tempo muda hoje
| Porto
Porto Canal

A chuva vai embora já esta quinta-feira e com ela vão também as temperaturas mais frias.

Esta sexta-feira é esperado “céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado”, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para o último dia útil da semana espera-se também “neblina ou nevoeiro até meio da manhã e a partir do meio da tarde”, refere a previsão meteorológica.

A partir desta sexta-feira as máximas sobem 2º Celsius, com uma temperatura máxima de 21ºC, que se mantém ao longo do fim-de-semana, há, no entanto, uma “pequena descida da temperatura mínima”, aponta a previsão.

Outubro foi um mês “extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação”, com a primeira quinzena a tornar Outubro o seugndo mais quente dos útlimos 93 anos. As chuvas continuaram até esta quinta-feira, mas as condições meteorológicas mudam esta quinta-feira.

O mau tempo provocou grandes estragos em todo o país em outubro, particularmente nas regiões do Minho, Douro Litoral, Vila Real, Viseu e Coimbra, uma vez que estas zonas estão mais expostas às depressões atlânticas.

No passado dia 24 de outubro, em declarações ao Porto Canal, as corporações de bombeiros e a Proteção Civil admitiram não ter mãos a medir para lidar com as inúmeras ocorrências registadas durante os períodos anómalos de chuva intensa.

As fortes e prolongadas chuvas da segunda quinzena de outubro vieram, numa perspetiva mais positiva, dar resposta à seca que assolava grande parte do país, nomeadamente a região do Alto Minho e Algarve. deixou de estar.

A depressão Bernard foi, aliás, a principal responsável pelas melhorias significativas registadas nos padrões de seca meteorológica, agrícola e hídrica, devido às suas características muito incomuns.

+ notícias: Porto

Nas Ilhas da Lomba, Bonfim, (re)constrói-se dignidade

Na Lomba, Bonfim, seis ilhas esperam pelas obras de reabilitação anunciadas pela Câmara do Porto em 2021. A autarquia liderada por Rui Moreira já adquiriu a totalidade das casas e os trabalhos deverão começar em março, mas 21 famílias continuam por realojar.

Trânsito no Porto. Confira os locais a evitar esta segunda-feira

O trânsito ao final da tarde desta segunda-feira faz-se sentir principalmente no acesso à cidade do Porto pela Avenida AEP.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.