FC Porto evoca Dragões que marcaram os 20 anos do estádio

FC Porto evoca Dragões que marcaram os 20 anos do estádio
| Desporto
Porto Canal

Aquele que é o estádio mais vitorioso do país comemora 20 anos esta quinta-feira, data do aniversário do jogo entre FC Porto e Barcelona em que os visitados venceram e os visitantes apresentaram ao mundo do futebol um tal Lionel Messi. A estreia em campo de um dos melhores jogadores de todos os tempos é apenas um dos muitos marcos numa vasta e rica história de duas décadas, recordada pelos 'azuis e brancos' nas redes sociais.

Na "obra de arte" desenhada pelo FC Porto é visível José Mourinho com Luís de Matos, na cerimónia de inauguração que contou com um helicóptero a sobrevoar o recinto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Nota também para o primeiro golo do estádio, apontado por Derlei, bem como o primeiro em provas europeias, apontado por Benny McCarthy, a que se junta o recorde de assistência alcançado no jogo com o Real Club Deportivo de La Coruña (50818).

Os 5-0 frente ao Benfica, com o soberbo calcanhar de Falcão e a garra do único e incomparável Hulk, os festejos de André Villas-Boas na vitória por 5-1 frente ao Villareal, o remate de Kelvin aos 92 minutos aliados à explosão de alegria de Vítor Pereira, figuram em momentos que foram também marcados por alguma nostalgia, como foi o caso da despedida do mágico Deco.

O cumprimento entre Iker Casillas e Buffon, a apresentação de Sérgio Conceição com Jorge Nuno Pinto da Costa, e golos que marcaram os adeptos pela sua nota artística, como foi o caso do apontado por Belluschi, frente ao Benfica, em 2010, ou o calcanhar de Jackson ao Sporting em 2013.

E os festejos dos jogadores portistas, que fazem recuar à celebração de Telles no apuramento para os quartos da Liga dos Campeões (2019, frente ao AS Roma), Lisandro a festejar com a bandeira de canto (2008, na vitória ao Benfica), fundem-se com as celebrações nas bancadas e as soberbas coreografias tradicionais das bandeiras.

Mas como nem toda se resume ao FC Porto, o melhor golo do Euro 2004, apontado por Zlatan Ibrahimović, foi marcado no Estádio do Dragão, competição que viu a sua cerimónia de abertura ser realizada no reduto dos 'azuis e brancos'.

Muse, Rolling Stones, Coldplay e One Direction deram voz a um palco em que o micrfone tomou o lugar da bola.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Desporto

Associação Europeia de Estádios destaca nova sala sensorial do Dragão

A ESSMA- Associação Europeia de Estádios destacou esta terça-feira a sala sensorial INZONE do Estádio do Dragão e como o FC Porto tem apostado, nos últimos anos, "numa experiência de jogo mais inclusiva". A nova sala sensorial do estádio dos azuis e brancos foi inaugurada este mês de fevereiro e é inédita em Portugal.

FC Porto (Youth League): Dragão verga o campeão. Crónica de jogo

Portistas bateram o AZ nas grandes penalidades (4-3) após um empate a um golo no tempo regulamentar.

FC Porto (Youth League): Balneário azul e branco festeja acesso aos quartos

Os sub-19 do FC Porto garantiram esta terça-feira um importante acesso aos quartos de final da UEFA Youth League. Uma imagem do balneário dos 'azuis e brancos', partilhada pelos atletas, evidencia os sorrisos e alegria dos "pequenos" Dragões.