Multas de estacionamento emitidas aumentaram no Porto, mas taxa de pagamento diminuiu 

Multas de estacionamento emitidas aumentaram no Porto, mas taxa de pagamento diminuiu 
| Porto
Porto Canal

Em Outubro de 2022 foram introduzidas alterações na cobrança de multas de estacionamento no Porto. A E-Porto, entidade que fiscaliza o estacionamento na cidade passou a autuar os condutores que não cumprem o pagamento das taxas por estacionamento indevido num prazo de 15 dias. Ainda assim, nem este cenário levou os automobilistas a sentirem-se pressionados a pagar logo a coima por estacionamento abusivo. 

Segundo dados fornecidos pela Câmara Municipal do Porto (CMP) ao PÚBLICO, é possível depreender que, nos três primeiros trimestres de 2022, antes de a mudança entrar em vigor, foram pagos 131.119 avisos. No período homólogo de 2023 foram pagas 131.239 multas.

A empresa responsável pela fiscalização do trânsito na Invicta chegou a estar impossiblitada de cobrar contra-ordenações por não estar credenciada para tal pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Após legalizada a situação, a implementação desta medida foi sendo adiada por causa da pandemia.

“A E-Porto – Estacionamentos Públicos do Porto S.A encontra-se legalmente autorizada para o efeito devido à validação da ANSR, que aprovou a versão final do regulamento municipal que contempla estas alterações à fiscalização no final de 2019”, referia a autarquia em outubro do ano transato, lembrando que a alteração de procedimento ia iniciar-se em 2020, mas que, devido à pandemia da covid-19, o executivo municipal decidiu suspendê-la.

Assim, pese embora a consequência para o infractor se tenha agravado desde 17 de Outubro de 2022, o aumento de multas emitidas não é acompanhado com o aumento da cobrança. Às mais 42.227 multas emitidas pelas autoridades nesse período, corresponde mesmo uma taxa de pagamento inferior. Era 54% em 2022, passando para 46% em 2023, de acordo com a mesma fonte. 

Actualmente, estão em operação cerca de 8950 lugares de estacionamento de duração limitada na cidade do Porto.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Motoristas TVDE em protesto no Porto por melhores condições de trabalho

Cerca de 20 motoristas de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) concentraram-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto para reclamar por mais fiscalização e formação, bem como pela revisão das tarifas de transporte.

Homem detido por usar companheira de preso para introduzir droga na cadeia de Custóias

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, um homem, fora de flagrante delito, por suspeitas de introduzir droga, através de uma peça de vestuário, que uma visitante ia fazer chegar ao seu companheiro, que se encontra preso na cadeia de Custóias.