Aviões da Emirates vão voltar a aterrar no aeroporto do Porto

Aviões da Emirates vão voltar a aterrar no aeroporto do Porto
Foto: Emirates
| Porto
Pedro Benjamim

A Emirates anunciou que irá retomar a ligação aérea ao Porto em 2024. O anúncio foi feito pelo responsável da companhia em Portugal, David Quito. “Contamos que o Porto seja relançado durante o próximo ano, porque é um destino em Portugal que vai completar essa peça que falta”, assegura o country manager citado pelo canal de informação da Câmara do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Para David Quito “uma peça desse puzzle de sucesso em Portugal que ainda falta é o Porto. Não está esquecida e vai recomeçar no próximo ano financeiro da companhia aérea, que decorre de abril de 2024 a março de 2025”.

A nova ligação aérea será efetuada nos novos Airbus A350, que a companhia aérea irá receber no próximo ano. "A Emirates não tem tido novos equipamentos nos últimos anos, a sua frota é muito estável, composta essencialmente pelos A380 e os Boeing 777. Assim, o A350 vai ser um equipamento completamente novo na companhia, com configuração em três classes, executiva, económica premium e económica", explicou o responsável pela companhia aérea em Portugal.

A Emirates espera receber 50 novos Airbus A350-900, no próximo ano. De acordo com a agência Reuters, numa notícia de maio deste ano, as primeiras unidades devem ser entregues em agosto de 2024, referindo declarações do responsável de operações da companhia aérea num jornal local.

Em novembro de 2022, o website da especialidade Kiosque da Aviação referia que depois do reforço da operação para o aeroporto de Lisboa para números de 2019, David Quito apontava que “fica o Porto para se trabalhar durante o próximo ano [2023] e a partir do segundo semestre de 2024 talvez haja surpresas”.

De acordo com David Quito, o regresso da ligação ao Porto fará com que a Ásia fique mais perto do Porto. “Continuamos a ter Portugal como destino de eleição para muitos mercados asiáticos, designadamente, a Índia e China. A Coreia do Sul, Taiwan, Austrália continuam a funcionar muito bem e a Emirates é uma das companhias aéreas mais utilizadas nas rotas da Ásia, onde continuamos a ter muito êxito”, afirma.

Em julho de 2019, a Emirates inaugurava a ligação ao Aeorporto Francisco Sá Carneiro com um Boeing 777. A ligação contemplava quatro ligações semanais, que foram interrompidas em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Porto Canal

Boeing 777 aterra no Aeroporto Francisco Sá Carneiro em 2019 (Foto: Miguel Nogueira | Porto.)

A frota da Emirates, de acordo com informação divulgada pela companhia relativa a outubro de 2023, inclui 260 aviões, entre eles os Airbus A380 e ainda os Boeing 777. A companhia do Médio Oriente voa para 144 destinos, que irão aumentar com a reintegração do Porto.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).