“Antes que a ponte caia”. Ponte Maria Pia assinala 146 anos com almoço no Porto

“Antes que a ponte caia”. Ponte Maria Pia assinala 146 anos com almoço no Porto
| Porto
Porto Canal

A ponte centenária que liga Porto e Vila Nova de Gaia assinala, este sábado, 146 anos da inauguração. Começou a servir as duas cidades em 1877, mas em 1991 a infraestrutura deixou de ser uma travessia. Nesse ano, a Ponte Maria Pia foi desativada.

Este sábado, a Liga dos Amigos da Ponte Maria Pia assinala o aniversário da inauguração com um almoço no Porto sob o lema: “Antes que a ponte caia”, no café Guarany, refere o Jornal de Notícias.

A Ponte Maria Pia, projetada por Gustavo Eiffel, foi inaugurada em 1877 e foi utilizada até 1991 para ligar as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia através de comboio. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional.

Em agosto de 2022, a Infraestruturas de Portugal (IP) revelou ter previsto analisar com os municípios de Vila Nova de Gaia e do Porto a utilização futura da Ponte Maria Pia, sobre o Douro, como via pedonal e ciclável.

A promotora Margem a Margem, SA, que já tinha apresentado um projeto em 2018, apresenta agora um novo deixando de fora a adaptação do antigo ramal da Alfândega, avança o Jornal de Notícias, já que o ramal está a ser alvo de um protocolo entre a Câmara do Porto e a IP.

O novo projeto da promotora centra-se agora na ponte e no acesso ao parque Maria Pia, em Vila Nova de Gaia. A reabilitação terá um custo “entre os três e os quatro milhões de euros”, afirma o responsável pela empresa, Anjos Pereira, ao jornal, acrescentando que os investidores “têm capital suficiente” para viabilizar o projeto.

+ notícias: Porto

PSP faz operação prevenção criminal diurna e noturna na Pasteleira e Pinheiro Torres no Porto

A PSP aumentou esta quarta-feira o policiamento nos bairros da Pasteleira e Pinheiro Torres, no Porto, numa operação de prevenção criminal diurna e noturna que vai prolongar-se por vários dias, revelou à Lusa fonte oficial da Polícia.

Rui Moreira considerou criar hospital de campanha durante a pandemia o seu maior erro

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Moreira revelou esta terça-feira, numa palestra, que o seu maior erro enquanto autarca foi ter cedido ao pânico alheio e instalado um hospital de campanha durante a pandemia da covid-19.

Federação Académica do Porto pede ao Governo correção de "desigualdades" no IRS Jovem

A Federação Académica do Porto (FAP) manifestou esta terça-feira "profunda preocupação com a desigualdade” criada na aplicação do IRS Jovem, por excluir trabalhadores independentes e profissionais liberais de usufruírem de benefícios fiscais, pedindo ao Governo uma correção da situação.