“Antes que a ponte caia”. Ponte Maria Pia assinala 146 anos com almoço no Porto

“Antes que a ponte caia”. Ponte Maria Pia assinala 146 anos com almoço no Porto
| Porto
Porto Canal

A ponte centenária que liga Porto e Vila Nova de Gaia assinala, este sábado, 146 anos da inauguração. Começou a servir as duas cidades em 1877, mas em 1991 a infraestrutura deixou de ser uma travessia. Nesse ano, a Ponte Maria Pia foi desativada.

Este sábado, a Liga dos Amigos da Ponte Maria Pia assinala o aniversário da inauguração com um almoço no Porto sob o lema: “Antes que a ponte caia”, no café Guarany, refere o Jornal de Notícias.

A Ponte Maria Pia, projetada por Gustavo Eiffel, foi inaugurada em 1877 e foi utilizada até 1991 para ligar as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia através de comboio. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional.

Em agosto de 2022, a Infraestruturas de Portugal (IP) revelou ter previsto analisar com os municípios de Vila Nova de Gaia e do Porto a utilização futura da Ponte Maria Pia, sobre o Douro, como via pedonal e ciclável.

A promotora Margem a Margem, SA, que já tinha apresentado um projeto em 2018, apresenta agora um novo deixando de fora a adaptação do antigo ramal da Alfândega, avança o Jornal de Notícias, já que o ramal está a ser alvo de um protocolo entre a Câmara do Porto e a IP.

O novo projeto da promotora centra-se agora na ponte e no acesso ao parque Maria Pia, em Vila Nova de Gaia. A reabilitação terá um custo “entre os três e os quatro milhões de euros”, afirma o responsável pela empresa, Anjos Pereira, ao jornal, acrescentando que os investidores “têm capital suficiente” para viabilizar o projeto.

+ notícias: Porto

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.

Antigos terrenos da STCP em São Roque entram na regeneração de Campanhã

Os terrenos da antiga estação de recolha da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) em São Roque da Lameira vão integrar a estratégia de regeneração de Campanhã, após a compra dos terrenos por parte da câmara municipal.

Incêndio habitacional em Castêlo da Maia deixa quatro desalojados

Quatro pessoas, dois adultos e duas crianças, ficaram desalojadas, ao início da tarde desta terça-feira, na sequência de um incêndio habitacional na Travessa da Anta em Castêlo da Maia, confirmou ao Poto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CDOS) da Área Metropolitana do Porto.