Demolição da antiga Refinaria de Matosinhos começa na segunda-feira
Henrique Ferreira
Os trabalhos de demolição da antiga Refinaria de Matosinhos vão começar na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro. Em comunicado, a Galp explica que os trabalhos vão demorar cerca de dois anos e meio.
Segundo a empresa, “esta será a face mais visível de um processo de descomissionamento e desmantelamento da antiga Refinaria de Matosinhos que se iniciou há cerca de dois anos.”
“Durante este período foi implementado um vasto conjunto de operações preparatórias que incluiu a paragem das unidades processuais em segurança, o processo de limpeza e desgaseificação de todas as unidades processuais, equipamentos e tubagens para garantir a eliminação de hidrocarbonetos e produtos”, explica a Galp numa nota enviada às redações.
Depois do desmantelamento deverá seguir-se a fase de reabilitação ambiental dos solos.
De acordo com a Petrogal, “para o arranque dos trabalhos de demolição foram efetuados contactos e reuniões com todos os stakeholders direta e indiretamente impactados ou envolvidos neste projeto, como o Governo, Município de Matosinhos, entidades reguladoras e licenciadoras, proteção civil e autoridades locais, bem como moradores e associações comerciais da zona envolvente à Refinaria”.
"Nesses encontros foram apresentadas as linhas gerais do projeto de demolição e respetivo calendário, bem como as medidas que a empresa vai implementar para monitorizar, controlar e mitigar possíveis constrangimentos pontuais que possam ser suscitados na sequência dos trabalhos em curso", sublinha a empresa.
Segundo a Galp, o processo de demolição vai poder ser acompanhado através de um site criado para o efeito, que vai disponibilizar informação atualizada e permitir a apresentação de dúvidas e de pedidos de esclarecimento.