Criminalidade aumenta 30% em Ramalde entre janeiro e setembro deste ano

| Porto
Porto Canal / Ana Mota

Os dados são do Comando Metropolitano da PSP do Porto e indicam que de janeiro a setembro de 2023 houve um aumento de 30% na criminalidade, na Freguesia de Ramalde, no Porto. Patrícia Rapazote, presidente da junta de freguesia, pede o aumento de efetivo na esquadra do Viso devido “ao clima de insegurança” e ao aumento “da pequena criminalidade”.

A situação agravou-se este ano com o aumento da criminalidade na região do Porto. Segundo o Comando Metropolitano da PSP do Porto o aumento de furtos na freguesia de Ramalde trouxe também um aumento de detenções que, face ao ano passado, aumentaram 700% de janeiro a setembro. Para Patrícia Rapazote a situação está relacionada com a movimentação dos consumidores de droga dentro da cidade e pela falta de policiamento nas ruas. “Existem várias queixas dos moradores e de pessoas que trabalham no município. Houve uma deslocação desta nova população e com ela veio também o aumento da pequena criminalidade nos vários epicentros que existem na freguesia. As pessoas têm receio de passar em alguns locais e há libertação de seringas no espaço público, o que é um problema a nível de saúde pública”, explica a presidente da junta de freguesia.

Desde novembro de 2021 que Patrícia Rapazote pede o reforço de efetivos na esquadra do Viso. A situação não só foi resolvida, como piorou naquela zona da cidade do Porto. “Esta sempre foi uma zona associada ao consumo e tráfico de estupefacientes, somos a segunda maior freguesia da cidade e não temos um policiamento efetivo porque raras são as vezes em que existe carro de patrulha”, conta a presidente eleita pelo Movimento de Rui Moreira.

Esta quarta-feira a independente vai reunir com o Comando Metropolitano da PSP onde irá expor “uma série de denúncias da população e das empresas” da freguesia de forma a que seja reforçado o policiamento na região.

Esta segunda-feira será apresentada uma moção pelo grupo municipal de Rui Moreira, na assembleia municipal agendada para às 21 horas. O documento, a que o Porto Canal teve acesso, refere uma “sensação de insegurança”, a que não tem correspondido “um aumento de efetivos policiais na cidade”. O movimento independente enumera aqueles que considera serem os maiores problemas de segurança na cidade e regressa a um dos temas que tem mantido no topo da atualidade ao longo do último mandato de Moreira à frente da Câmara Municipal do Porto.

+ notícias: Porto

Subida do Douro no Porto estável mas restrições nas margens podem aumentar

A subida do caudal do rio Douro, no Porto, “tem-se mantido estável” devido à coordenação com as barragens, mas se a chuva persistir os condicionamentos nas margens serão mais restritivos, avisou o comandante adjunto da Capitania do Douro.

Porto promete reforçar vigilância em Ramalde devido aumento da pequena criminalidade

O presidente da Câmara do Porto prometeu reforçar a vigilância em Ramalde, depois de a Junta de Freguesia ter alertado para o aumento da pequena criminalidade, situação que mereceu o envio de uma carta à ministra da Administração Interna.

Ameaça de bomba deixa tribunal de São João Novo em alerta

Uma ameaça de bomba no tribunal de São João Novo, no Porto, deixou os agentes que estavam no local em alerta e obrigou à evacuação das pessoas que estavam no local, confirmou fonte da PSP do Porto.