Subida do Douro no Porto estável mas restrições nas margens podem aumentar

Subida do Douro no Porto estável mas restrições nas margens podem aumentar
Imagem: Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A subida do caudal do rio Douro, no Porto, “tem-se mantido estável” devido à coordenação com as barragens, mas se a chuva persistir os condicionamentos nas margens serão mais restritivos, avisou o comandante adjunto da Capitania do Douro.

Num ponto de situação à agência Lusa, cerca das 07h30, Pedro Cervaens disse que “esta noite a cota do rio atingiu os 5,10 metros”, abaixo da cota maior (5,30) já registada nos dias anteriores, considerando a situação “estável”, mas apelando a “muita cautela e vigilância”.

“A coordenação que tem sido feita com as barragens tem sido muito coerente. E as marés, como têm vindo a baixar progressivamente de altura, porque as águas vivas estão a desaparecer aos poucos, acaba por tornar a situação estável. Mas caso a pluviosidade aumente significativamente nestes próximos dias e que a água que aporta às barragens seja superior, se calhar já não se consegue manter este nível”, disse o comandante adjunto da Capitania do Douro.

Pedro Cervaens explicou que tem sido feita uma coordenação “muito focada” com a EDP, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), comandos regionais de Emergência e Proteção Civil e autoridades locais para avaliar a situação e tomar medidas.

“Isto vai continuar a persistir, com as frentes a continuar a entrar no território e, portanto, é importante manter estas medidas de prevenção, comportamentos de prevenção cautelosos. Recomendamos que as pessoas respeitem os condicionamentos que já estão estabelecidos. É possível que seja necessário estabelecer condicionamentos mais restritos caso, efetivamente, aumente a pluviosidade”, concluiu.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na quarta-feira à noite que existe um elevado risco da ocorrência de inundações significativas nas zonas próximas dos rios Vouga, Mondego, Tejo, Sorraia e Águeda.

Existe ainda um alerta para o elevado risco de inundação devido à subida do caudal dos rios Douro, Cávado, Ave, Lima, Tâmega, Lis e Sado.

Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também algumas centenas de feridos e desalojados.

+ notícias: Porto

Condutor que abalroou PSP no aeroporto do Porto é taxista reformado de 63 anos

O condutor de 63 anos que abalroou na terça-feira um agente da PSP no aeroporto Francisco Sá Carneiro dedicava-se alegadamente ao transporte ilegal de passageiros, esclareceu esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Rua de Camões no Porto com sentido de trânsito alterado durante três semanas

A Rua de Camões, no centro do Porto, vai sofrer várias alterações no sentido de trânsito durante três semanas devido a obras em artérias adjacentes orçadas em 2,9 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o município.

Ameaça de bomba deixa tribunal de São João Novo em alerta

Uma ameaça de bomba no tribunal de São João Novo, no Porto, deixou os agentes que estavam no local em alerta e obrigou à evacuação das pessoas que estavam no local, confirmou fonte da PSP do Porto.