Rua de Camões no Porto com sentido de trânsito alterado durante três semanas

Rua de Camões no Porto com sentido de trânsito alterado durante três semanas
Foto: Luís Moura | Porto.
| Porto
Porto Canal/Agências

A Rua de Camões, no centro do Porto, vai sofrer várias alterações no sentido de trânsito durante três semanas devido a obras em artérias adjacentes orçadas em 2,9 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o município.

Até ao dia 23 de fevereiro, “além do estreitamento de via, lado nascente, entre os números 418 e 440, será estabelecido o sentido único norte - sul na Rua de Camões, entre as ruas do Dr. Alfredo Magalhães e do Paraíso”, informou a Câmara do Porto no seu ‘site’.

Em causa está o “redesenho da infraestrutura viária” na Travessa da Regeneração e nas ruas das Musas, de Raúl de Dória, da Fábrica Social, da Bela da Fontinha e do Alto da Fontinha, uma intervenção no valor de 2,9 milhões de euros no âmbito do programa Rua Direita que vai criar “perfis de via partilhadas” para priorizar o modo suave de transportes.

“Além da substituição do pavimento, está prevista, também, a intervenção ao nível das infraestruturas no subsolo, como a substituição das infraestruturas elétricas, hidráulicas e de telecomunicações”, especificou a autarquia, que acrescentou que será ainda substituída a rede de iluminação pública e reforçada a rede de combate a incêndio.

O município explica que os veículos que pretendam deslocar-se de sul para norte (da zona da estação de metro da Trindade para o Hospital de Santa Maria) “poderão fazer o desvio pela Rua do Dr. Alfredo Magalhães, virar na Rua João das Regras e seguir pelas ruas da Regeneração e do Paraíso até, novamente, à Rua de Camões”.

Rua Direita é um programa municipal de reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade que, durante décadas, não receberam qualquer intervenção.

Segundo a autarquia, o programa tem como objetivo devolver condições de circulação e de fruição ao espaço público de zonas há muito tempo esquecidas.

Geograficamente abrangente, o programa Rua Direita localiza-se em todo o território da cidade, contemplando, além de espaços públicos, antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação e ruas degradadas em tecido consolidado.

+ notícias: Porto

Condutor que abalroou PSP no aeroporto do Porto é taxista reformado de 63 anos

O condutor de 63 anos que abalroou na terça-feira um agente da PSP no aeroporto Francisco Sá Carneiro dedicava-se alegadamente ao transporte ilegal de passageiros, esclareceu esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Subida do Douro no Porto estável mas restrições nas margens podem aumentar

A subida do caudal do rio Douro, no Porto, “tem-se mantido estável” devido à coordenação com as barragens, mas se a chuva persistir os condicionamentos nas margens serão mais restritivos, avisou o comandante adjunto da Capitania do Douro.

Ameaça de bomba deixa tribunal de São João Novo em alerta

Uma ameaça de bomba no tribunal de São João Novo, no Porto, deixou os agentes que estavam no local em alerta e obrigou à evacuação das pessoas que estavam no local, confirmou fonte da PSP do Porto.