Próxima reunião do Grupo de Arraiolos agendada para outubro de 2024 na Polónia

Próxima reunião do Grupo de Arraiolos agendada para outubro de 2024 na Polónia
| Mundo
Porto Canal/Agências

A próxima reunião do Grupo de Arraiolos, que reúne os chefes de Estado da União Europeia (UE) com poderes não executivos, vai acontecer na Polónia a 10 e 11 de outubro de 2024, anunciou esta sexta-feira o Presidente daquele país.

A discursar na conferência de imprensa final da 18.ª reunião do Grupo de Arraiolos, que decorreu esta sexta-feira, no Porto, Andrzej Duda anunciou que a próxima reunião daquele grupo, que reúne 14 chefes de Estado, será em Cracóvia.

“Queria convidar a todos para próxima reunião, que será na Polónia, em Cracóvia, a minha cidade natal, dias 10 e 11 de outubro [de 2024]”, anunciou o chefe de Estado polaco.

No mesmo momento, o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que as próximas reuniões do Grupo de Arraiolos, fundado por Jorge Sampaio em 2003, vão acontecer em 2025 na Estónia, 2026 na Hungria e em 2027 na Eslovénia.

O encontro desta sexta-feira teve no centro da discussão a guerra na Ucrânia, o alargamento da UE, as alterações climáticas e as questões relacionadas com as migrações.

No Porto, marcaram presença os chefes de Estado da Bulgária, Rumen Radev, da Croácia, Zoran Milanovic, da Eslovénia, Natasa Pirc Musar, da Estónia, Alar Karis, da Finlândia, Sauli Niinistö, da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, da Hungria, Katalin Novák, da Irlanda, Michael Higgins, de Itália, Sergio Mattarella, da Letónia, Edgars Rinkēvičs, de Malta, George Vela, e da Polónia, Andrzej Duda.

O Presidente da Alemanha, que tem lugar no grupo, não esteve presente.

Segundo nota da Presidência germânica, Frank-Walter Steinmeier viajou para os Estados Unidos da América para reunir-se com o homólogo norte-americano Joe Biden.

Ao jantar, no Palácio da Bolsa, vai juntar-se ao grupo o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, como convidado.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.