IP conclui beneficiação da Linha do Douro entre Foz Côa e São João da Pesqueira

IP conclui beneficiação da Linha do Douro entre Foz Côa e São João da Pesqueira
Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta quarta-feira a conclusão das obras de beneficiação do troço da Linha do Douro entre Ferradosa e Freixo de Numão, num investimento de 6,7 milhões de euros.

“Os trabalhos de beneficiação deste ferrovia envolveram um investimento de 6,7 milhões de euros e a sua concretização garante uma melhoria nos níveis de segurança, qualidade e fiabilidade da infraestrutura ao serviço dos utilizadores do transporte ferroviário, agora concluídos ”, indicou a IP numa nota envidada à agência Lusa.

De acordo com a IP, este troço de cerca de 15 quilómetros serve os concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, e de São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.

A IP acrescentou ainda que “a intervenção teve por objetivo a requalificação da infraestrutura de via no troço, tendo contemplado, entre outros, trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada”.

Segundo a empresa pública, “a empreitada, de elevada complexidade logística, foi maioritariamente desenvolvida em período noturno sem comprometer a normal circulação ferroviária”.

Esta intervenção integra o Plano de Modernização da Linha do Douro, cujo desenvolvimento está a ser realizado de forma faseada, tendo sido já executada a intervenção no troço Caíde-Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020, e a reabilitação do troço com cerca de 12,4 quilómetros, entre as estações de Pinhão e de Tua, concluída em 2022.

Já em julho a IP anunciava o lançamento de um concurso público para a reabilitação de um troço com cerca de sete quilómetros da Linha do Douro no concelho de Foz Côa, por 3,6 milhões de euros.

A IP referia à data que a intervenção se centraria entre as localidades de Freixo de Numão, desde o quilómetro 163,1, até ao Pocinho, junto ao quilómetro 170,994, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

O investimento de 3,6 milhões de euros incide na requalificação integral da infraestrutura, que vai assegurar o reforço dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura.

A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias e prevê a execução de trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril, a transformação de barra curta em barra longa soldada e execução de órgãos de drenagem.

A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a eletrificação da via, bem como a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.