Eletrificação da Linha do Douro. Associação espera que novo ministro “resolva atrasos”

Eletrificação da Linha do Douro. Associação espera que novo ministro “resolva atrasos”
| Norte
Porto Canal

A Associação Vale D’ Ouro vê com apreensão a mudança no Ministério das Infraestruturas e espera que João Galamba dê continuidade aos projetos de eletrificação da Linha do Douro. Com atrasos está já a intervenção entre o Marco de Canaveses e a Régua, situação que a associação espera ver resolvida.

“Já devia estar em obra”, garante o presidente da Associação Vale de Ouro. O início da eletrificação da Linha do Douro, entre o Marco e a Régua, foi anunciado para o início de outubro de 2022 pelo Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal mas “o concurso ainda nem sequer foi lançado “. O projeto fazia parte do leque de investimentos do PT 2020 mas já transitou para o PT 2030 devido aos atrasos. “O senhor Primeiro-Ministro anunciou o ministro João Galamba como sendo alguém que a nível executivo é muito forte, que resolve problemas. Resta-nos esperar que ele venha com essa vontade de resolver esses problemas, de mitigar esses atrasos de maneira a que o país não perca fundos comunitários, porque isso pode acontecer”, garante Luís Almeida.

Quanto à saída de Pedro Nuno Santos, o presidente da associação faz um balanço positivo. “Naquilo que era a ferrovia, ele foi sempre uma espécie de locomotiva de uma revolução ferroviária que estava em curso no país. É certo que ele tinha alguns vagões muito pesados a seu cargo, alguns deles andavam descarrilados, mas não podemos deixar de notar que houve algum trabalho positivo”.

Relativamente ao futuro, Luís Almeida aponta caminhos para o futuro. “Infelizmente o ex-ministro Pedro Nuno Santos não conseguiu fazer a alteração do modelo da IP, que foi algo a que se propôs no início do seu cargo. Aquilo que podemos esperar é que o novo ministro possa dar continuidade a estes dossiês, de alguma forma também resolver os atrasos nas várias obras, sobretudo na linha do Douro”.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.