IP conclui beneficiação da Linha do Douro entre Foz Côa e São João da Pesqueira

IP conclui beneficiação da Linha do Douro entre Foz Côa e São João da Pesqueira
Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta quarta-feira a conclusão das obras de beneficiação do troço da Linha do Douro entre Ferradosa e Freixo de Numão, num investimento de 6,7 milhões de euros.

“Os trabalhos de beneficiação deste ferrovia envolveram um investimento de 6,7 milhões de euros e a sua concretização garante uma melhoria nos níveis de segurança, qualidade e fiabilidade da infraestrutura ao serviço dos utilizadores do transporte ferroviário, agora concluídos ”, indicou a IP numa nota envidada à agência Lusa.

De acordo com a IP, este troço de cerca de 15 quilómetros serve os concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, e de São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.

A IP acrescentou ainda que “a intervenção teve por objetivo a requalificação da infraestrutura de via no troço, tendo contemplado, entre outros, trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada”.

Segundo a empresa pública, “a empreitada, de elevada complexidade logística, foi maioritariamente desenvolvida em período noturno sem comprometer a normal circulação ferroviária”.

Esta intervenção integra o Plano de Modernização da Linha do Douro, cujo desenvolvimento está a ser realizado de forma faseada, tendo sido já executada a intervenção no troço Caíde-Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020, e a reabilitação do troço com cerca de 12,4 quilómetros, entre as estações de Pinhão e de Tua, concluída em 2022.

Já em julho a IP anunciava o lançamento de um concurso público para a reabilitação de um troço com cerca de sete quilómetros da Linha do Douro no concelho de Foz Côa, por 3,6 milhões de euros.

A IP referia à data que a intervenção se centraria entre as localidades de Freixo de Numão, desde o quilómetro 163,1, até ao Pocinho, junto ao quilómetro 170,994, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

O investimento de 3,6 milhões de euros incide na requalificação integral da infraestrutura, que vai assegurar o reforço dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura.

A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias e prevê a execução de trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril, a transformação de barra curta em barra longa soldada e execução de órgãos de drenagem.

A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a eletrificação da via, bem como a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.