Ferrovia 2020. Modernização da linha do Douro é o projeto que está mais atrasado

Ferrovia 2020. Modernização da linha do Douro é o projeto que está mais atrasado
| Norte
Porto Canal

A modernização da linha do Douro é o projeto que está mais atrasado do Ferrovia 2020, o que leva a que a infraestrutura comece a apresentar sinais de elevada degradação.

O Ferrovia 2020 inclui 20 empreendimentos que foram apresentados em 2016, mas, segundo o jornal Público, estão todos atrasados ou ainda não começaram, e os que terminaram, ficaram concluídos com atraso.

A eletrificação da linha do Douro é um dos que ainda não saiu do papel, a par com a renovação da via entre Vale de Santarém e Entroncamento.

De acordo com o Público, fonte oficial da Infraestruturas de Portugal diz que “no decurso do desenvolvimento do projecto a empresa viu-se obrigada a avançar com resolução contratual com o projectista inicial e a promover o lançamento de novo concurso para a elaboração do projecto”, reforçando que todo este processo levou a um grande atraso.

Além disso, segundo o jornal, a entidade teve de efetuar posteriormente um Estudo de Impacto Ambiental numa fase diferente daquela que seria suposto, o que resultou em novos atrasos no processo.

Desta forma, o projeto passou a depender do financiamento do novo quadro comunitário 2021-2027, para a linha entre Marco de Canavezes e Régua. Já em relação à nova comparticipação de Bruxelas, a IP explicou que “as regras de financiamento para o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 ainda não se encontram disponíveis, pelo que ainda não dispomos de informação relativa ao montante final de financiamento comunitário a alocar”.

No entanto, segundo o Público, já passaram quatro anos da data prevista para a finalização das obras e o projeto já está concluído e a entidade “já tem o projecto de execução concluído e as peças de concurso prontas para o lançamento do concurso da empreitada”, mas falta “a publicação da delegação de competências que permita à administração da empresa avançar com o concurso”.

Entretanto fica a faltar o troço até ao Pocinho que aguarda ainda pela autorização das Finanças para avançar com os concursos públicos.

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