Tráfico e consumo de droga. Arranca intervenção na Escola do Cerco

Foto: André Arantes | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Arrancou, esta segunda-feira, a intervenção na Escola Preparatória do Cerco. Recorde-se que a Câmara Municipal do Porto selou, no passado dia 25 de Agosto, os portões da infraestrutura, um espaço em ruínas que pertence ao Ministério da Educação e que tem sido apontado como local de consumo e tráfico de droga.

No local estão presentes elementos da Proteção Civil, Polícia Municipal , Domus e do Departamento Municipal de Espaços Verdes (DMEVGI). Uma equipa de Rua está também presente para fazer acompanhamento as pessoas que pernoitam no local.

Sem manutenção, o edifício está em estado de degradação e começou a ser usado como local de consumo e tráfico de droga, uma situação que motivou uma queixa por parte de um munícipe junto do Ministério da Administração Interna (MAI), que remeteu responsabilidades para a autarquia do Porto.

Rui Moreira recordou que o espaço é propriedade do Ministério da Educação, através da DREN, e lamentou o que chama de “lavar de mãos”.

“É um Estado desorganizado e centralista que quando tem algum problema diz ‘o presidente da Câmara que trate disto’. É lavar as mãos”, sublinhou.

O autarca da Invicta já admitiu estar disponível para financiar uma sala de consumo assistido no local.

Rui Moreira garante que a Câmara já fez tudo o que está ao seu alcance para minimizar o problema, mas não tem sido suficiente.

"Aquilo que nós exigimos é que aquele espaço seja preservado e limpo. São competências do proprietário. Se não o fizerem, fazemos nós e mandamos a conta ao Ministério da Educação", garante o edil portuense. 

+ notícias: Porto

Associação Sindical da PSP alerta para degradação de instalações em esquadra no Porto

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) alertou para o estado de degradação das instalações da 2.ª Esquadra de Investigação Criminal no Porto, destacando graves condições de segurança, saúde e dignidade.

IPO Porto alerta para diminuição de dadores e apela à doação de sangue

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto tem vindo a registar uma “tendência de diminuição anual” de dadores de sangue com quebras que podem atingir os 5% ao ano, disse esta sexta-feira a responsável do serviço de Imuno-hemoterapia.

Área Metropolitana do Porto terá rede de videovigilância comum aos 17 concelhos

A Área Metropolitano do Porto (AMP) vai implementar uma estratégia de segurança e videovigilância comum aos 17 municípios do território, medida incluída no plano de atividades para este ano, orçado em 134 milhões de euros e anunciado esta sexta-feira.