Tráfico e consumo de droga. Arranca intervenção na Escola do Cerco

Foto: André Arantes | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Arrancou, esta segunda-feira, a intervenção na Escola Preparatória do Cerco. Recorde-se que a Câmara Municipal do Porto selou, no passado dia 25 de Agosto, os portões da infraestrutura, um espaço em ruínas que pertence ao Ministério da Educação e que tem sido apontado como local de consumo e tráfico de droga.

No local estão presentes elementos da Proteção Civil, Polícia Municipal , Domus e do Departamento Municipal de Espaços Verdes (DMEVGI). Uma equipa de Rua está também presente para fazer acompanhamento as pessoas que pernoitam no local.

Sem manutenção, o edifício está em estado de degradação e começou a ser usado como local de consumo e tráfico de droga, uma situação que motivou uma queixa por parte de um munícipe junto do Ministério da Administração Interna (MAI), que remeteu responsabilidades para a autarquia do Porto.

Rui Moreira recordou que o espaço é propriedade do Ministério da Educação, através da DREN, e lamentou o que chama de “lavar de mãos”.

“É um Estado desorganizado e centralista que quando tem algum problema diz ‘o presidente da Câmara que trate disto’. É lavar as mãos”, sublinhou.

O autarca da Invicta já admitiu estar disponível para financiar uma sala de consumo assistido no local.

Rui Moreira garante que a Câmara já fez tudo o que está ao seu alcance para minimizar o problema, mas não tem sido suficiente.

"Aquilo que nós exigimos é que aquele espaço seja preservado e limpo. São competências do proprietário. Se não o fizerem, fazemos nós e mandamos a conta ao Ministério da Educação", garante o edil portuense. 

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.