Tráfico e consumo de droga. Arranca intervenção na Escola do Cerco

Foto: André Arantes | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Arrancou, esta segunda-feira, a intervenção na Escola Preparatória do Cerco. Recorde-se que a Câmara Municipal do Porto selou, no passado dia 25 de Agosto, os portões da infraestrutura, um espaço em ruínas que pertence ao Ministério da Educação e que tem sido apontado como local de consumo e tráfico de droga.

No local estão presentes elementos da Proteção Civil, Polícia Municipal , Domus e do Departamento Municipal de Espaços Verdes (DMEVGI). Uma equipa de Rua está também presente para fazer acompanhamento as pessoas que pernoitam no local.

Sem manutenção, o edifício está em estado de degradação e começou a ser usado como local de consumo e tráfico de droga, uma situação que motivou uma queixa por parte de um munícipe junto do Ministério da Administração Interna (MAI), que remeteu responsabilidades para a autarquia do Porto.

Rui Moreira recordou que o espaço é propriedade do Ministério da Educação, através da DREN, e lamentou o que chama de “lavar de mãos”.

“É um Estado desorganizado e centralista que quando tem algum problema diz ‘o presidente da Câmara que trate disto’. É lavar as mãos”, sublinhou.

O autarca da Invicta já admitiu estar disponível para financiar uma sala de consumo assistido no local.

Rui Moreira garante que a Câmara já fez tudo o que está ao seu alcance para minimizar o problema, mas não tem sido suficiente.

"Aquilo que nós exigimos é que aquele espaço seja preservado e limpo. São competências do proprietário. Se não o fizerem, fazemos nós e mandamos a conta ao Ministério da Educação", garante o edil portuense. 

+ notícias: Porto

Obras de 3,5 milhões de euros fecham Mosteiro de São Bento da Vitória no Porto até junho

O Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, encerrou na terça-feira para obras de requalificação, previstas até junho, num investimento aproximado de 3,5 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o Teatro Nacional São João (TNSJ).

Grupo de trabalho estuda portagens ou proibição de pesados na VCI no Porto

Um grupo de trabalho do Conselho Metropolitano do Porto está a estudar a possibilidade de cobrar portagens a pesados ou proibir a sua passagem na VCI para complementar a isenção de portagens na CREP, revelou Pedro Duarte.

Câmara do Porto aprova redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

A Câmara do Porto aprovou esta quarta-feira, com a abstenção do vereador do Chega, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).