“Casa dos 24” reabre para celebrar centenário de Fernando Távora

“Casa dos 24” reabre para celebrar centenário de Fernando Távora
Foto: Museu do Porto
| Porto
Porto Canal

A antiga “Casa dos 24” vai reabrir esta quinta-feira (24), depois de estar encerrada por anos para celebrar o centenário do nascimento do arquiteto Fernando Távora.

O equipamento, localizado na Antiga Casa da Câmara, vai integrar a rede do Museu do Porto e irá reabrir com a exposição “A Urgência da Cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora”, que ficará patente até 29 de outubro.

A abertura da exposição acontece esta quinta-feira, dia 24, apesar de o nascimento de Fernando Távora ser assinalado no dia seguinte, já que o arquiteto nasceu a 25 de agosto de 1923. A coordenação da exposição fica a cargo do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, e curadoria científica de Manuel Real.

Jorge Sobrado, citado pela comunicação da autarquia, aponta que “a exposição que reabre a Antiga Casa da Câmara – tal como a precedente intervenção de conservação e restauro – é, em si mesma, uma operação urgente de resgate”.

A antiga Casa da Câmara, construída em meados de 1450, é considerada a primeira sede do poder autárquico onde, até final do século XVII, se reuniam em assembleia os representantes dos 24 ofícios da cidade.

Em 1875, um incêndio destruiu por completo o edifício, tendo sido apenas reerguido em 2002, na recriação contemporânea da perdida torre medieval, projeto do arquiteto Fernando Távora.

A exposição “A Urgência da Cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora” vai focar-se na história da cidade, da torre cujas origens remontam ao século XIV e à iconografia do poder municipal, mas também a sua reencarnação contemporânea, que evoca a arquitetura moderna e erudita do seu autor, Arquiteto Fernando Távora.

A exposição está patente na Antiga Casa da Câmara até 29 de outubro, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h.

+ notícias: Porto

Restaurante Antiqvvm no Porto ganha segunda estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto ganhou este terça-feira a segunda estrela do guia Michelin, enquanto quatro estabelecimentos conquistaram uma estrela, anunciou a publicação, numa cerimónia exclusivamente dedicada a Portugal, em Albufeira.

Câmara do Porto volta a lançar concurso para reabilitação do Jardim da Cordoaria

A Go Porto publicou esta terça-feira o concurso público para a empreitada de reabilitação do Jardim da Cordoaria, no Porto, pelo valor de 528 mil euros. Esta obra já tinha sido alvo de um concurso publicado em março do ano passado.

“O centralismo é evidente. Não há forma de esconder”. Portugueses querem a regionalização

Seja no que diz respeito ao aproveitamento de fundos europeus ou na ideia de uma maior autonomia, a maioria dos portugueses parece estar a favor da regionalização, como mostra uma sondagem da associação SEDES e a auscultação de alguns portuenses pelo Porto Canal.