O legado do Arq. Fernando Távora no centenário do “pai da escola do Porto”

O legado do Arq. Fernando Távora no centenário do “pai da escola do Porto”
| Norte
Porto Canal

O arquiteto Fernando Távora, o “pai da escola do Porto” – como escrevia Souto de Moura em 2005 – faria 100 anos a 25 de agosto. Nascido no Porto em 1923, deixou um legado em várias cidades do Norte de Portugal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

As várias obras de Fernando Távora marcaram a arquitetura portuguesa. Exemplos disso são a Casa de Ofir (Esposende), o Mercado da Vila da Feira (Santa Maria da Feira), o Pavilhão de Ténis da Quinta da Conceição (Matosinhos), a Escola do Cedro (Gaia), a Pousada de Santa Marinha da Costa (Guimarães), o Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Casa dos 24 (Porto).

No ano do centenário há cerca de trinta iniciativas para celebrar a vida e obra de Távora em diversas instituições e universidades do Porto e Coimbra, entre outras cidades do país, até setembro de 2024.

O centenário do arquiteto Fernando Távora traz também a abertura da antiga “Casa dos 24”, com a exposição “A Urgência da Cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora”, que ficará patente até 29 de outubro.

Fernando Távora morreu a 3 de setembro de 2005 em Matosinhos, tinha 82 anos.

+ notícias: Norte

Menezes exige que estação de TGV tenha metro e acessibilidades sem custo para Gaia

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, exigiu esta segunda-feira que qualquer estação de alta velocidade no concelho tenha ligação ao metro e acessibilidades sem custos para o município, em declarações após a primeira reunião do executivo.

Matosinhos rejeita haver "dívida" superior a 1 milhão de euros do novo concessionário das paragens

A Câmara de Matosinhos rejeita que haja uma "dívida" superior a um milhão de euros do concessionário das paragens de autocarro, a DreamMedia, estando a trabalhar com a empresa, que refere que as partes estão a agir de boa-fé.

Associação interpõe providência cautelar para parar desmantelamento de ciclovia em Gaia

A MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta interpôs uma providência cautelar para parar o desmantelamento em curso da ciclovia da Avenida da República, em Gaia, ordenada pelo novo presidente da Câmara, Luís Filipe Menezes.