Quatro anos após encerramento, restaurante da antiga Confeitaria Cunha continua sem destino

| Porto
Fábio Lopes

Quatro anos depois de fechar portas, o emblemático Restaurante da antiga Confeitaria Cunha continua sem destino. O edifício Emporium, onde o centenário negócio estava instalado, foi reabilitado e transformado num condomínio de 23 apartamentos.

Começou por ser, há mais de um século uma padaria, ainda na Rua de Santa Catarina, no coração da cidade Invicta e tornou-se num dos mais aclamados restaurantes do Porto e do país.

Paragem obrigatória na Invicta, a Confeitaria Cunha marcou gerações até fechar portas em 2019. Agora, outros negócios por lá estão instalados, mas o célebre restaurante permanece com o seu futuro incerto.

"Passei lá coisas muito agradáveis, banquetes, fiz, banquetes fabulosos, fabulosos, O meu pai tinha a loja, trabalhava muito. Mas depois criámos a de Sá da Bandeira. Foi um estrondo, não há dúvida nenhuma e criamos muitas amizades" relembra, num tom saudoso, Valdemar Bonito, antigo proprietário da histórica marca. 

Instalado no edifício Emporium, o centenário negócio era poiso habitual dos artistas de casas de espetáculos como o Coliseu e o Rivoli. Com o seu fecho, o imóvel foi transformado num condomínio de luxo de 23 apartamento, de tipologias T1 a T4, pela sociedade Emporium 658 - Investimentos Imobiliários, Lda., tendo a comercialização estado a cargo da Predibisa e JLL.

Este imóvel é um dos mais carismáticos edifícios da Rua Sá da Bandeira, tendo sido projetado pelo arquiteto José Porto e mandado construir, em 1948, para ser um empreendimento de rendimento pela sociedade José Oliveira & Filhos, fundador da Riopele.

Projetada no início dos anos 70 pelos arquitetos Victor Palla e Bento d'Almeida, a Confeitaria Cunha encerrou atividade com a promessa de manter o traço arquitetónico, na fachada do edíficio, bem como no seu interior, incluído, desde 2018, no programa municipal "Porto de Tradição". 

Em entrevista ao Porto Canal, Alexandre Quintas e Sousa, assegura que procurou "ativamente alguém para explorar" o centenário negócio, mas as contingências da pandemia impossbilitaram que tal acontecesse, tendo a indefinição se arrastado até aos dias de hoje. 

Um património humano a que se junta o arquitectónico e o cultural, que marcou indelevelmente a cidade do Porto e que permanece com destino. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Porto dá as boas-vindas a 2026

A cidade do Porto já entrou em 2026, com milhares de pessoas a marcarem presença na Avenida dos Aliados.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.