Espaço mítico do Porto vai ser casa de fados. Aniki [Bobó] não vai reabrir 

Espaço mítico do Porto vai ser casa de fados. Aniki [Bobó] não vai reabrir 
| Norte
Porto Canal

Era um dos pontos de encontro mais 'trendy' nos anos 80 e 90. Após o fecho das portas há 17 anos, permanecia no ar uma promessa de reabertura com apoio camarário, mas nunca se concretizou. Em Julho de 2022, a autarquia pôs edifício em hasta pública.

António Guimarães, antigo dono do Aniki, retirou esta quarta-feira da parede de pedra a conhecida placa do "café concerto" Aniki Bobó e milhares de memórias passaram-lhe pela cabeça. Naquele mesmo sítio, Rui Moreira havia-lhe prometido, em 2016, não deixar que o mítico espaço do Porto tivesse um fim desviado de um projeto cultural e referiu que António, mais conhecido por Becas, iria fazer parte do mesmo. Era uma conversa informal, no fim de uma "festa muito bonita" que reabriu por algumas horas o bar da Ribeira inaugurado em 1985 e fechado 20 anos depois. "Ontem quando fui tirar a placa lembrei-me disto... Acabou o Aniki", revela o antigo dono ao Público.

Este verão, a Câmara do Porto promoveu uma hasta pública para o arrendamento do espaço, com uma área bruta de 130 metros quadrados, para "comércio e/ou serviços". O valor base de licitação era de 1150 euros e seria entregue, por dez anos, a quem oferecesse mais. A empresa Sombra Vadia, de Vila Nova de Gaia, saiu vencedora, oferecendo 3100 euros mensais pelo espaço, revela a autarquia. No lugar do mítico Aniki Bobó vai abrir, em breve, um restaurante, que funcionará como casa de fados.

Ao jornal Público, António Guimarães reforça não ser dado a saudosismos, mas não esconde alguma tristeza por este fim "definitivo". Existiram "várias hipóteses de o Aniki Bobó ser outra coisa". A mais recente aconteceu em 2017 quando a autarquia burilava a criação de uma Fonoteca Municipal e ponderava usar o Aniki para acolher esse acervo. O plano para os vinis acabaria, no entanto, por encontrar casa em Campanhã, interrompendo a nova vida da Rua da Fonte Taurina.

A forma como o Aniki "marcou uma ou duas gerações de uma maneira muito forte" foi demonstrada esta quarta-feira, com as reacções à publicação de Becas no Facebook. Com a sua fotografia com a placa do "café concerto", partida desde a abertura, e a legenda "Finito", vieram mensagens de tristeza, memórias, saudades e agradecimentos. E também ofertas por aquela escultura: "Ofereceram-me 10 mil euros. Mas não vendo", revela Becas ao Público.

Porto Canal

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.