Nova fachada e triplo do espaço. Veja como vai ficar a Biblioteca Municipal do Porto depois da renovação

Nova fachada e triplo do espaço. Veja como vai ficar a Biblioteca Municipal do Porto depois da renovação
| Porto
Henrique Ferreira

Uma nova fachada, três vezes mais espaço de depósito e um arquivo vertical. A Biblioteca Municipal do Porto prepara-se para fechar portas, mas voltará renovada com várias novidades e com uma nova imagem. As obras de requalificação deverão demorar cerca de três anos e têm um investimento estimado de 20 milhões de euros.

No espaço de comentário do Porto Canal "Grande Angular", assinado por Pedro Bragança, foram divulgados os primeiros documentos da obra, que mostram como irá ser a fachada do edifício e como está desenhado o projeto de arquitetura para a renovação do espaço.

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Encerramento da biblioteca gera polémica

O encerramento temporário da Biblioteca Municipal do Porto está a gerir críticas. A comunidade académica teme o impacto da falta dos recursos disponibilizados naquele espaço.

Em resposta, as Bibliotecas do Porto lançaram, no final da semana passada, um inquérito dirigido aos investigadores que pretende salvaguardar os recursos bibliográficos necessários aos projetos de investigação durante o encerramento temporário da Biblioteca Municipal do Porto.

A medida, explica o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, surge no contexto do Plano de Reforço e Modernização das Bibliotecas Municipais e Mitigação dos Efeitos de Encerramento Temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP).

“Com a adoção deste programa que foi aprovado pelo presidente da câmara, suspendemos o processo de empacotamento, uma vez que este programa representa um conjunto de opções que irão salvaguardar a acessibilidade a um conjunto de fundos”, revelou, em declarações à Lusa, o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado.

Porto Canal

Câmara prepara 15 medidas para mitigar impacto

O plano em aplicação conta com 15 medidas, refere Jorge Sobrado, que vão permitir incrementar e modernizar serviços, colocando as Bibliotecas Municipais num contexto de melhor serviço público.

Entre as principais medidas previstas está a aceleração do projeto «Biblioteca Errante», como rede de microbibliotecas pulverizadas, generalistas e temáticas, na cidade – no qual se inclui o funcionamento regular do Bibliocarro em 20 bairros da cidade, por mês.

Está ainda previsto o alargamento do horário da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que a partir de outubro estará aberta das 09h às 21h, de segunda-feira a sábado.

Será também disponibilizado à comunidade académica o fundo de periódicos históricos do Porto - Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, O Comércio do Porto, O Portuense, a Gazeta Literária do Porto e o Periódico dos Pobres do Porto, entre outros - para trabalhos de investigação, noutras instalações, até à concretização de outras respostas.

Os investigadores terão, ainda, ao dispor uma “linha azul”, com equipa e atendimento dedicados. Para Jorge Sobrado, com este programa, a biblioteca, que tradicional tem um serviço reativo, está desta forma a ser pró-ativa, encontrando meios para continuar a funcionar.

O encerramento BPMP para obras de requalificação e ampliação deve acontecer só no próximo ano, devendo a intervenção no edifício junto ao Jardim de São Lázaro demorar cerca de três.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).