“Bibliocarro” conduz livros pelo Porto porque ler é mesmo uma viagem

“Bibliocarro” conduz livros pelo Porto porque ler é mesmo uma viagem
Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal

Que um livro pode ser o equivalente a uma viagem já muitos leitores o têm dito. Mas agora o município do Porto levou o conceito à letra. Está reativado o serviço do “Bibliocarro”, que vai levar histórias aos bairros da invicta.

Tinha parado no período da pandemia de covid-19, mas agora está de volta à estrada. Renasceu para ser “mais uma carruagem da Biblioteca Errante, uma série de núcleos de microbibliotecas que vão surgir como resposta ao encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal”, pode ler-se no ‘site’ da autarquia.

O projeto quer estar perto da comunidade - fazendo-a “ver que há outros espaços que podem ser uma mais-valia para quem está afastado das bibliotecas fixas” – e é para todas as idades. Há literatura infantil, há poesia da Ana Luísa Amaral e livros sobre arte pop.

Porto Canal

Vai ser possível levar livros para ler em casa - devolvendo-os quando o autocarro voltar a passar pelo bairro – e o veículo vai ainda constituir-se como um espaço para a mediação, a animação da leitura, oficinas e apresentações.
“Até ao final do mês a viajar por dez bairros da cidade – Campinas, Mouteira, Viso, Santa Luzia, Cerco, Machado Vaz, Fonte Moura, S. Tomé, Ramalde e Condominhas – o Bibliocarro quer fazer ainda mais quilómetros e, a partir de maio, vai levar o mundo dos livros ao dobro dos lugares”.

 

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.