Petição pede alternativas para quando a Biblioteca Municipal do Porto fechar portas durante quatro anos

Petição pede alternativas para quando a Biblioteca Municipal do Porto fechar portas durante quatro anos
| Porto
Porto Canal

Vários investigadores, académicos e utilizadores portuenses da Biblioteca Municipal do Porto receia ficar sem acesso a obras importantes, durante os trabalhos de recuperação do edifício localizada no Praça dos Poveiros.

A Biblioteca Municipal do Porto vai ser reabilitada e expandida a partir de janeiro do próximo ano, por um período estimado de quatro anos. Os bens da biblioteca do Jardim de São Lázaro vão ficar guardados, durante esse tempo, em dois armazéns que ficam na Rua de Justino Teixeira, na freguesia de Campanhã, a cerca de 500 metros da estação de comboios.

O jornal Público dá destaque, este sábado, a uma petição lançada pelo bolseiro de investigação científica Paulo Vasconcelos e do professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Maciel Santos, que, criticam a falta de informação sobre as obras, o respetivo calendário e as limitações daí decorrerão.

Os investigadores dirigem-se à Assembleia Municipal do Porto para pedir alternativas ao encerramento integral da biblioteca, um faseamento da intervenção, e a divulgação de um calendário com os possíveis condicionamentos durante o período das obras no edifício.

Sobre a disponibilidade dos periódicos e outras espécies bibliográficas, a câmara assegura ao Público que as bibliotecas municipais estão a “preparar um plano de medidas de reforço dos serviços das bibliotecas e mitigação do encerra

+ notícias: Porto

Cidadão estrangeiro detido por tentativa de homicídio no Porto

Um homem de 49 anos de idade de nacionalidade estrangeira foi detido, esta terça-feira, por ter cometido três crimes de homicídio qualificado na forma tentada no Porto, informou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado enviado às redações.

Incêndio em habitação faz um ferido em Gaia

Um homem de 30 anos e uma mulher de 60 sofreram queimaduras nos membros superiores, ao início da tarde desta quarta-feira, num incêndio habitacional na Rua Dr. Ribeiro Magalhães na freguesia de Canidelo em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.