FC Porto (Museu): Julho no verão em família do Museu FC Porto 

FC Porto (Museu): Julho no verão em família do Museu FC Porto 
| Desporto
Porto Canal

Exposições temporárias para visitar, passear na cidade com a Rota do Dragão e o historiador Joel Cleto, música e contos para crianças onde os adultos nunca ficam à porta e o Dia dos Avós também especial no Tour FC Porto.

O verão de 2023 coloca o Museu Futebol Clube do Porto em destaque na agenda das famílias. A experiência premiada do Tour FC Porto (Museu + Estádio) e a diversidade da programação proporcionam momentos únicos sem limite de idades, num mês em que há mesmo muito para descobrir e fazer em pleno Coração do Porto!

Em julho, o Dia dos Avós sobressai sempre no calendário. Este ano, a tradição mantém-se no Museu, pois a efeméride será duplamente assinalada com a realização da oficina criativa Avós Dragões – Amor Sem Igual (dia 23), a incluir uma visita inspiradora à exposição temporária ‘Humano, ainda demasiado humano’, no Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), e a campanha Dia dos Avós (dia 26), que garante visitas ao Museu e ao Estádio do Dragão grátis a todos os avós desde que acompanhados por netos portadores de bilhete Tour FC Porto.

Nas propostas especialmente dirigidas às crianças, mas sempre perfeitas para participar em família, a Música com Dragõezinhos – Verão / Praia (dia 2) e o conto das Histórias com Magia para Dragõezinhos – Dragões de uma Noite de Verão (dia 15), são sucessos incontornáveis. Por isso, nunca é demais ter em conta a importância de antecipar a aquisição de entradas – já disponíveis, aliás, para todas as sessões destes eventos até ao próximo mês de dezembro.

Os dias de verão convidam a aproveitar bem a frescura de jardins e da água. Assim, esta é a altura perfeita para ir à procura dos ‘Dragões no Parque das Águas’ com o historiador Joel Cleto e o Museu FC Porto em mais uma visita Rota do Dragão na cidade. A beleza do parque da antiga Quinta de Nova Sintra, no Porto, junta-se aos percursos e lugares com história portista e portuense desvendados nestes passeios culturais já premiados pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Entretanto a mostra temporária Rota do Dragão – A Exposição, continua patente na Sala Multiusos e tem uma visita orientada (dia 22) associada.

As boas memórias do Museu também passam pelo grande ecrã do auditório Fernando Sardoeira Pinto, que recebe mais uma projeção Universo Porto – Entrevista (dia 15), desta vez com Pedro Emanuel como convidado de Rui Cerqueira. O olhar inesquecível que o antigo defesa lançou ao adversário na hora de decidir o segundo título de campeão mundial de futebol do FC Porto faz parte das curiosidades abordadas, mas há muito mais saber ou recordar!

Também o EJEM realiza em julho Uma Conversa Entre… (dia 8), conduzida pelo anfitrião habitual, o curador Miguel von Hafe Pérez, e com a participação de Noé Sendas. O diálogo parte da exposição ‘Humano, ainda demasiado humano’, que reúne obras selecionadas na coleção privada Norlinda e José Lima e pode ser visitada até 30 de setembro próximo.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Igualdade apenas no placar. Crónica de jogo

Num jogo que terminou com 19 remates e 67% de posse de bola, o FC Porto não foi além de um empate em Utrecht (1-1), na quarta ronda da fase de liga da Liga Europa. Com este resultado, os azuis e brancos passam a somar sete pontos e a ocupar o nono posto da tabela classificativa.

Borja Sainz: "Somos o FC Porto e queremos ganhar todos os jogos"

Na quarta jornada da Liga Europa, o FC Porto empatou em Utrecht (1-1) e Borja Sainz foi o autor do único golo portista nos Países Baixos. No rescaldo da partida, o extremo espanhol admitiu que “ficou com uma sensação agridoce, porque queria mesmo ganhar”, mas resta “continuar a trabalhar” e “os resultados vão surgir”. O foco agora está voltado para “o jogo de domingo” em Famalicão e o camisola 17 só pensa em “conquistar os três pontos”.

Francesco Farioli: "Este resultado deixa um sabor amargo"

O FC Porto fez por merecer mais, mas saiu dos Países Baixos com apenas um ponto após o empate diante do FC Utrecht (1-1) na 4.ª jornada da fase de liga da Liga Europa, na qual passa a somar sete pontos. Recordando as “três ou quatro oportunidades claras para marcar” que os Dragões tiveram na primeira parte, Francesco Farioli considera que “o momento de desconcentração” que originou o golo neerlandês “não pode acontecer” e que “se paga caro a este nível”. “Nos últimos minutos demos tudo, mas não fomos pacientes o suficiente para atacar da melhor forma”, finalizou o treinador italiano.