Pinto da Costa: "Ousadia de sonhar mais alto do que os outros"

Pinto da Costa: "Ousadia de sonhar mais alto do que os outros"
| Desporto
Porto Canal

A poucos dias do 20.º aniversário do Estádio do Dragão, inaugurado a 16 de novembro de 2003, Pinto da Costa recorda as últimas duas décadas de "momentos inesquecíveis que estão associados à nossa casa". Dos 32 troféus de futebol conquistados nestes últimos 20 anos, passando pelo golo de Kelvin ao Benfica e a vitória frente ao Sporting em 2020 que valeu o título de campeão nacional, o presidente do FC Porto destaca a "ousadia de sonhar mais alto do que os outros e a coragem de lutar seja contra quem for".

A mensagem de Jorge Nuno Pinto da Costa:

"Os primeiros 20 anos de vida do Estádio do Dragão passaram a correr. Todos sabemos que o tempo só voa quando o que estamos a viver é bom, e as últimas duas décadas da história do FC Porto estão repletas de momentos inesquecíveis que estão associados à nossa casa, mesmo quando se concretizaram noutros lugares.

Este número redondo é uma boa ocasião para recordar alguns desses acontecimentos, mas não basta recuar 20 anos. Para chegarmos àquela noite de 16 de novembro de 2003 foi preciso percorrer um caminho longo. Primeiro foi preciso sonhar que o FC Porto podia ter um dos melhores estádios do mundo e reunir as pessoas certas e os meios para concretizar esse sonho. Depois foi preciso lutar contra quem procurou travar-nos de forma mesquinha. Não posso esquecer o papel do então Presidente da República, Jorge Sampaio, para pôr fim ao que chegou a parecer um bloqueio irremediável. Não o fez motivado por clubismo, mas por ser um homem sério e saber o que era melhor para o país. Também foi graças a ele que o Dragão nasceu.

A inauguração do estádio foi a realização de um sonho, mas não esgotou a nossa capacidade de sonhar. Durante os primeiros meses de vida do Dragão fomos campeões nacionais, da Europa e do mundo. Para muitos era inimaginável, para mim foi a concretização de uma grande ambição pela qual lutámos juntos enquanto clube. E não posso deixar de destacar uma figura marcante deste período: José Mourinho, um treinador à Porto, que soube assumir os valores do clube e aplicá-los no campo graças a uma inteligência muito acima de média.

Passaram entretanto 20 anos e são dezenas ou centenas os momentos muito especiais que poderia destacar. Nestas duas décadas de Dragão conquistámos 32 troféus de futebol, incluindo três competições internacionais e 11 campeonatos. Vivemos momentos de enorme felicidade como o golo do Kelvin ao Benfica, que só foi tão importante porque nos permitiu chegar a um título que muitos já davam como perdido, enquanto nós continuávamos a sonhar e a lutar. Mas a vitória que mais quero destacar é a de 15 de julho de 2020, frente ao Sporting, que nos deu o campeonato do primeiro ano da pandemia. Foi conseguido num contexto muito difícil, com o estádio vazio, mas com os poucos que podiam lá ir a sentirem o conforto de quem estava em casa e o apoio de quem tinha sempre lá o coração. Esse foi um dos títulos mais especiais dos dez que já foram ganhos com o Sérgio Conceição, o treinador mais vitorioso da história do FC Porto, insuperável na ambição e na competência.

A história do FC Porto é isto desde que me lembro: sonho e luta. E se temos ganho muito mesmo em condições adversas é porque temos tido a ousadia de sonhar mais alto do que os outros e a coragem de lutar seja contra quem for para alcançar aquilo que tanto queremos. Acredito que é esse o nosso destino. Sonhar juntos, lutar juntos, celebrar juntos. Na nossa casa, o Estádio do Dragão."

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.