Obra completa de Álvaro Siza vai ser publicada na Casa da Arquitetura

Obra completa de Álvaro Siza vai ser publicada na Casa da Arquitetura
| Norte
Porto Canal

A obra é composta por sete volumes a editar nos próximos três anos, tornando o arquiteto o terceiro arquiteto do mundo a ter uma edição completa da sua obra no mundo. O Ministério da Cultura é a entidade que patrocina a iniciativa, segundo avança o Público.

Álvaro Siza, arquiteto português, que celebrou este ano 90 anos terá a sua obra completa publicada em livro ao dentro de três anos.

A Casa da Arquitetura anunciou, no passado domingo, em Matosinhos, juntamente com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, na sessão de homenagem ao arquiteto.

Também foi passada na sessão a antestreia mundial do documentário “Siza”, realizado pelo brasileiro Augusto Custódio. Além disso, foi feita a nomeação do grande auditório da instituição matosinhense como Espaço Álvaro Siza.

Segundo avança o Público, a publicação, que vai acontecer a partir do próximo ano, foi autorizada e formalizada por Siza. A publicação contará com sete volumes temáticos, com a curadoria geral da Casa da Arquitetura e sectorial de especialistas ainda a nomear.

O custo da obra previsto é de 600 mil euros, que vai ser garantido pela Casa da Arquitetura.

+ notícias: Norte

Popular atira objetos e faz gestos obscenos para arruada do PS em Guimarães

A uma semana das eleições legislativas antecipadas, o líder do PS encontra-se em campanha no Norte do país, arrancando o dia em Vila do Conde, com uma arruada em Caxinas, seguida de mais duas ações de rua, em Guimarães e em Vizela, e, ao final do dia, dois comícios, o primeiro será em Braga e o último, em Viana do Castelo.

Portugal regressa ao espaço. Satélite construído em Matosinhos é lançado esta segunda-feira

O "Aeros", um nanossatélite de 4,5 quilos, seguirá a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolará da base da empresa SpaceX de Vandenberg às 21:18 (hora de Lisboa), de acordo com a Thales Edisoft Portugal, líder do consórcio nacional que projetou, construiu e operará o engenho, e que agrega várias empresas e instituições académicas.

Norte com o maior número de ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 33 ocorrências durante a noite passada devido ao mau tempo, sobretudo na região Norte e relacionadas com limpezas de via, sem registo de feridos.