Solução habitacional para moradores de bairro nas Fontainhas deverá chegar em setembro

Solução habitacional para moradores de bairro nas Fontainhas deverá chegar em setembro
| Porto
Porto Canal / Ana Mota

Em setembro deste ano deverão ser conhecidas novas soluções habitacionais para os moradores que permanecem no Bairro dos Moinhos, nas Fontainhas. A informação foi revelada em exclusivo ao Porto Canal pelos moradores. A Câmara Municipal do Porto diz estar ainda em processo de aquisição dos terrenos. Cerca de 17 famílias continuam a viver no bairro que foi atingido por inundações em janeiro deste ano.

A informação foi revelada ao Porto Canal pelos moradores do Bairro dos Moinhos. Depois da visita dos senhorios, esta quarta-feira, várias famílias foram informadas que deverão ter acesso a habitação social, noutras zonas da cidade do Porto, em setembro deste ano. Os moradores acreditam assim que dentro de um ano deverão ter de deixar o bairro.

A autarquia do Porto já tinha informado que irá comprar a totalidade da ilha dos Moinhos, para que sejam apuradas “as condições geofísicas do território”. O vereador Pedro Baganha informou, em maio deste ano, que “há um estudo hidrológico que tem de ser feito", e que "o Plano Diretor Municipal prevê para esta zona uma bacia de retenção, ou seja, um mecanismo para resolver estas enxurradas rápidas".

Quanto à aquisição dos terrenos, é um processo que “continua a tramitar”, informa a autarquia, sendo que o processo está ainda a ser negociado com os proprietários.

 

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.