Solução habitacional para moradores de bairro nas Fontainhas deverá chegar em setembro

Solução habitacional para moradores de bairro nas Fontainhas deverá chegar em setembro
| Porto
Porto Canal / Ana Mota

Em setembro deste ano deverão ser conhecidas novas soluções habitacionais para os moradores que permanecem no Bairro dos Moinhos, nas Fontainhas. A informação foi revelada em exclusivo ao Porto Canal pelos moradores. A Câmara Municipal do Porto diz estar ainda em processo de aquisição dos terrenos. Cerca de 17 famílias continuam a viver no bairro que foi atingido por inundações em janeiro deste ano.

A informação foi revelada ao Porto Canal pelos moradores do Bairro dos Moinhos. Depois da visita dos senhorios, esta quarta-feira, várias famílias foram informadas que deverão ter acesso a habitação social, noutras zonas da cidade do Porto, em setembro deste ano. Os moradores acreditam assim que dentro de um ano deverão ter de deixar o bairro.

A autarquia do Porto já tinha informado que irá comprar a totalidade da ilha dos Moinhos, para que sejam apuradas “as condições geofísicas do território”. O vereador Pedro Baganha informou, em maio deste ano, que “há um estudo hidrológico que tem de ser feito", e que "o Plano Diretor Municipal prevê para esta zona uma bacia de retenção, ou seja, um mecanismo para resolver estas enxurradas rápidas".

Quanto à aquisição dos terrenos, é um processo que “continua a tramitar”, informa a autarquia, sendo que o processo está ainda a ser negociado com os proprietários.

 

+ notícias: Porto

Mãe e filha sequestram duas crianças menores em França

Duas cidadãs estrangeiras, de 41 e 19 anos de idade, foram detidas pelas autoridades judiciais francesas por sequestro de duas crianças menores, informa a Polícia Judiciária em comunicado enviado às redações.

Pedro Sobrado regressa à presidência do São João após deixar liderança da Museus e Monumentos de Portugal

Pedro Sobrado está de regresso à presidência do conselho de administração do Teatro Nacional São João, deixando a liderança da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).O novo presidente será o historiador de arte Alexandre Pais. Já o investigador João Soalheiro vai dirigir o instituto público Património Cultural, anunciou esta terça-feira o Ministério da Cultura.

Cerca de 100 estudantes prosseguem protesto em faculdade do Porto

Cerca de uma centena de pessoas mantinham-se às 0h00 desta terça-feira concentradas no jardim da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em protesto contra a manutenção das relações entre a academia e o Estado de Israel.