Apoio de 75 mil euros para requalificação de residência universitária na Sé
![Apoio de 75 mil euros para requalificação de residência universitária na Sé](http://portocanal.sapo.pt/uploads/cache/noticia_00328690-580x326.jpeg)
Porto Canal
O Executivo Municipal vota um apoio no valor de 75 mil euros nesta segunda-feira. Este destina-se à Federação Académica do Porto (FAP), para que realize obras de requalificação e reparação num edifício na Rua Bainharia. O edifício deverá tornar-se numa residência universitária para alojar estudantes com carências económicas já no próximo ano letivo.
O imóvel, cedido pelo Município, possui um conjunto de patologias que demonstram a necessidade de obras de reparação e requalificação do espaço relacionadas com a manutenção da fachada, reparação das coberturas e equipamentos associados a medidas de auto proteção. Estas obras são necessárias para manter as condições de segurança e salvaguardar uma resposta adequada em emergências.
Algumas das obras do alojamento já foram iniciadas pela FAP para que esteja pronto no arranque do próximo ano letivo. A FAP prevê que o edifício esteja disponível para os estudantes já em meados de julho.
A Domus Social, empresa municipal responsável pela Habitação e Manutenção, “validou tecnicamente o orçamento apresentado pela Federação Académica, confirmando que os valores correspondem a valores de mercado”.
A proposta já foi assinada pelos vereadores, Catarina Araújo, do pelouro da Juventude e Desporto, e Pedro Baganha, da Habitação. De acordo com estes, a residência universitária é de extrema importância e relevância e explicam que o alojamento será uma mais-valia para os alunos da Academia do Porto, independentemente do “subsistema de ensino ao qual estejam afetos”, reforçando ainda que “o processo de seleção dos estudantes terá como base critérios específicos, nomeadamente, de carência socioeconómica”.