Requalificação de seis habitações marcam arranque da reabilitação do Morro da Lapa no Porto

Requalificação de seis habitações marcam arranque da reabilitação do Morro da Lapa no Porto
| Norte
Porto Canal

O conjunto de empreitadas no Morro da Lapa, com recurso a verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do Programa 1.º Direito, vai ter início com a requalificação de seis habitações.

“O investimento, de 429 mil euros, vai permitir a requalificação de seis habitações, de tipologia T1 e T2, dotando-as de condições adequadas às exigências da atualidade”, informou a Câmara do Porto em comunicado.
Os trabalhos vão estender-se, em fevereiro, ao longo da Rua Senhora da Lapa e também à Travessa Senhora da Lapa.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Vinte e quatro fogos, atualmente devolutos, na histórica zona da Lapa, no Porto, serão alvo de uma reabilitação, com vista ao reforço da oferta de habitação acessível na cidade. A empreitada, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Câmara do Porto, representará um investimento de três milhões de euros.

Os trabalhos irão desenrolar-se na Rua Senhora da Lapa, na Travessa Senhora da Lapa e na Rua da Glória, dando nova vida a um canto da Invicta que, embora, com localização privilegiada, “está esquecida pelos serviços camarários”, afirma quem aqui morou toda a sua vida. Os sinais do tempo não passam despercebidos e uma regeneração urbana é um desejo antigo, que poderá agora ganhar novo alento.

O Monte da Lapa forma um dos antigos “bairros operários” da cidade, que se desenvolveram com a industrialização desta zona no início do séc. XX e que ainda hoje subsistem, com casas degradadas e com um obsoletismo a que os moradores querem pôr fim.

+ notícias: Norte

É de Guimarães e tem restaurante em Fafe. Eis o novo 'Chefe do Ano'

Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, em Fafe, venceu a 35.ª edição do maior e mais antigo concurso nacional de cozinha, após ser distinguido como o Chefe do Ano 2024, numa premiação que decorreu esta quarta-feira no Centro Multiusos de Lamego.

 

Misericórdia de Vagos ensina a memorizar e a envelhecer após diagnóstico de demência

Uma equipa multidisciplinar da Santa Casa da Misericórdia de Vagos tem em marcha um projeto que ajuda mais de três dezenas de utentes a memorizar e a criar técnicas que facilitam o envelhecimento saudável, após diagnóstico de demência.

Imaginarius transforma Santa Maria da Feira com 130 horas de artes de rua até domingo

O centro histórico de Santa Maria da Feira acolhe a partir desta quinta até domingo 130 horas de iniciativas do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que, equilibrando formatos tradicionais com novas tecnologias, este ano é dedicado à liberdade.