Demolição do Mercado de S. Sebastião no Porto começa daqui a dois meses

Demolição do Mercado de S. Sebastião no Porto começa daqui a dois meses
Porto Canal
| Porto
João Nogueira e Ana Francisca Gomes

O Mercado de S. Sebastião, situado junto à Sé do Porto, será demolido nos próximos meses. O concurso público para a empreitada de demolição terminou no dia 18 de fevereiro com cinco propostas recebidas. O júri está, neste momento, a analisar as propostas e, caso o procedimento não fique deserto, a intervenção deve arrancar dentro de dois meses, avançou a Câmara do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A intervenção prevê a demolição completa do mercado, incluindo plataformas de pavimento, envolventes e fundações. O objetivo é transformar a área numa zona verde pública, polivalente e tranquila, onde os cidadãos possam conviver, descansar e contemplar a paisagem, já havia anunciado a autarquia.

O projeto contempla ainda a criação de dois percursos pedonais, um na direção norte/sul, entre o Largo da Travessa de S. Sebastião e a Rua Tareija Vaz de Altano, e outro na direção poente/nascente, para garantir o acesso à estação de Metro do Porto, na Avenida Dom Afonso Henriques.

A área será transformada num jardim, com um percurso longitudinal em saibro, com traçado suave e sinuoso, e um percurso transversal inspirado no projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, de 2000. Neste percurso, serão utilizadas escadas de granito reaproveitado, provenientes da demolição do próprio mercado.
A obra, orçada em cerca de 321 mil euros, tem um prazo de execução de 120 dias e será realizada com recurso aos materiais demolidos, como os muros e muretes de cantaria de granito.

“Para a Avenida Dom Afonso Henriques, o Município do Porto pretende retomar e atualizar o projeto da “Avenida da Ponte” com o Arq. Álvaro Siza Vieira, para onde já desenvolveu dois planos, 1968 e 2000, para que contemple construção de mais habitação, mediante uma operação de loteamento”, acrescenta a Câmara em resposta ao Porto Canal.

+ notícias: Porto

Correios de Espanha lançam transporte de mochilas no Caminho de Santiago desde o Porto

O serviço de correios de Espanha lançou para este verão um serviço de transporte de mochilas para peregrinos que percorram o Caminho Português Interior desde o Porto, rumo a Santiago de Compostela, em Espanha.

Cultura em Expansão apresenta até julho 28 espetáculos em 11 locais do Porto

O programa Cultura em Expansão, no Porto, regressa, em 2025, com um novo modelo de programação, apresentando, até julho, 12 dos 20 projetos artísticos resultantes de uma ‘open call’, num total 28 apresentações em 11 locais da cidade.

PJ detém professor de artes marciais suspeito de abuso sexual de criança no Porto

Um homem, de 55 anos, professor de artes marciais, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de crimes de abuso sexual de uma menina de 11 anos, ocorridos no início deste ano, no Porto.