“Bibliocarro” conduz livros pelo Porto porque ler é mesmo uma viagem

“Bibliocarro” conduz livros pelo Porto porque ler é mesmo uma viagem
Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal

Que um livro pode ser o equivalente a uma viagem já muitos leitores o têm dito. Mas agora o município do Porto levou o conceito à letra. Está reativado o serviço do “Bibliocarro”, que vai levar histórias aos bairros da invicta.

Tinha parado no período da pandemia de covid-19, mas agora está de volta à estrada. Renasceu para ser “mais uma carruagem da Biblioteca Errante, uma série de núcleos de microbibliotecas que vão surgir como resposta ao encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal”, pode ler-se no ‘site’ da autarquia.

O projeto quer estar perto da comunidade - fazendo-a “ver que há outros espaços que podem ser uma mais-valia para quem está afastado das bibliotecas fixas” – e é para todas as idades. Há literatura infantil, há poesia da Ana Luísa Amaral e livros sobre arte pop.

Porto Canal

Vai ser possível levar livros para ler em casa - devolvendo-os quando o autocarro voltar a passar pelo bairro – e o veículo vai ainda constituir-se como um espaço para a mediação, a animação da leitura, oficinas e apresentações.
“Até ao final do mês a viajar por dez bairros da cidade – Campinas, Mouteira, Viso, Santa Luzia, Cerco, Machado Vaz, Fonte Moura, S. Tomé, Ramalde e Condominhas – o Bibliocarro quer fazer ainda mais quilómetros e, a partir de maio, vai levar o mundo dos livros ao dobro dos lugares”.

 

+ notícias: Porto

Sismo de 2,1 na escala de Richter sentido em concelhos do Porto e Braga

Um sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter foi sentido na quarta-feira à noite em concelhos do distrito do Porto e de Braga, sem causar danos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Governo quer avançar com grupo de trabalho para expansão do aeroporto do Porto

O Governo quer constituir um grupo de trabalho para analisar a expansão futura do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Biblioteca Almeida Garrett do Porto com Casa Forte em 2026 de 500 mil euros

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai ganhar este ano uma "nova Casa Forte" para guardar os tesouros documentais da cidade, uma obra orçada em meio milhão de euros, avançou o vereador da Cultura da autarquia.