Câmara do Porto discute arrendar armazéns para depositar bens da Biblioteca Pública

Câmara do Porto discute arrendar armazéns para depositar bens da Biblioteca Pública
| Porto
Porto Canal/Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira o arrendamento de dois armazéns para depositar os bens da Biblioteca Pública Municipal enquanto decorrem as obras de reabilitação, que arrancam em janeiro de 2024 e decorrem durante quatro anos.

Na proposta, consultada esta quinta-feira pela Lusa, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esclarece que a Biblioteca Municipal será alvo de "um processo de expansão e requalificação", cujo arranque está previsto para janeiro do próximo ano.

Segundo Rui Moreira, durante este ano será necessário "assegurar quer a deslocação de documentos, equipamento e mobiliário daquele edifício, quer o seu aprovisionamento enquanto decorre o período de obra", estimado em quatro anos.

O processo de deslocalização dos bens da Biblioteca Municipal do Porto, que a câmara estima que se inicie ainda no primeiro trimestre deste ano, poderá prolongar-se por cerca de nove meses.

"O município do Porto não dispõe de imóveis que reúnam as condições físicas necessárias que permitam, provisoriamente, albergar documentos, equipamento e mobiliário da biblioteca", refere o autarca independente.

Nesse sentido, o executivo discute na reunião privada de segunda-feira a celebração de dois contratos de arrendamento de armazéns para depositar os bens da biblioteca enquanto decorrem as obras de reabilitação.

De acordo com a proposta, os dois armazéns - um com cerca de 1.000 metros quadrados e outro com cerca de 2.000 metros quadrados - situam-se na Rua de Justino Teixeira, na freguesia de Campanhã, sendo que os valores anuais das rendas ascendem a 216 mil euros.

Os contratos vão ser celebrados por um período de quatro anos, com possibilidade de renovação por períodos consecutivos de um ano.

Na proposta, Rui Moreira salienta ainda que os dois armazéns "necessitam de obras de reabilitação, que serão da responsabilidade do seu proprietário".

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.