Manuel Pizarro confiante que todos os municípios vão assinar auto da descentralização na Saúde até final de junho

| Política
Porto Canal

O Ministro da Saúde está confiante de que todos os municípios vão assinar o auto da descentralização de competências para o setor da Saúde até ao final de junho. Manuel Pizarro demonstrou essa confiança este sábado quando falava ao Porto Canal no lançamento do livro da autoria de Vítor Pinto da Cruz na biblioteca municipal de Vila do Conde.

“Estou muito confiante que vamos atingir a meta de ter todos os municípios no processo de descentralização até ao final do mês de junho”, disse Manuel Pizarro.

No entanto, até agora menos de metade das autarquias assumiram estas competências. Para que a descentralização se concretize “é preciso que o Ministério da Saúde faça o seu trabalho junto dos municípios e é necessário que os municípios sigam o exemplo de Vila do Conde que já assinou o auto da descentralização na Saúde”, acrescentou o ministro.

Na Saúde, dos 201 concelhos em que a descentralização se aplica, apenas 97 já assinaram os autos de transferência. No início da semana “eram 93” municípios e no “no fim desta semana já são 97”, salientou Manuel Pizarro.

Manuel Pizarro destacou a importância deste passo e referiu que a descentralização tem um único objetivo: “prestar melhores serviços às pessoas(…)os serviços de proximidade são sempre melhores para as pessoas”.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.