“Absolutamente incapaz”. Rui Moreira culpa Ana Mendes Godinho pelos problemas na descentralização

| Porto
Henrique Ferreira

Rui Moreira culpa Ana Mendes Godinho pelos problemas no processo de descentralização de competências. Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o presidente da Câmara do Porto diz que a equipa da ministra foi “absolutamente incapaz” de compreender a realidade dos municípios e que os serviços de estado “querem guardar as gorduras para si e atirar os ossos” para as autarquias.

No programa Diálogo Aberto, conduzido por Tiago Girão, Diretor de Informação do Porto Canal, Rui Moreira aproveitou, no entanto, para elogiar Ana Abrunhosa. Para o autarca, a ministra da Coesão Territorial “foi o fator determinante” para se “evoluir de um processo absolutamente impossível para um processo, apesar de tudo, possível”.

“Com a ministra Ana Abrunhosa o nosso diálogo tem sido extremamente produtivo. Já na questão da coesão social o ministério respetivo teve uma total incapacidade para compreender aquilo que estávamos a dizer”, afirma Rui Moreira.

Para o presidente da Câmara do Porto, no Ministério da Solidariedade e Segurança Social tem “um desconhecimento do terreno terrível” e foi Ana Abrunhosa que colmatou estas falhas. Para Moreira, a responsável pela pasta da Coesão Territorial “é uma grande ministra com capacidade para mediar a posição dos municípios”.

“Parece que Portugal se esgota em Lisboa”. Moreira critica gastos da Jornada Mundial da Juventude

Na entrevista exclusiva ao Porto Canal, Rui Moreira critica ainda os gastos previstos na Jornada Mundial da Juventude, que acontece este ano em Lisboa. “Parece que Portugal se esgota em Lisboa e que o escrutínio da capital é diferente do resto do país”, lamenta o autarca.

“Eu recordo-me que quando o evento foi anunciado, o sr. Presidente da República anunciava aquilo como se Portugal tivesse sido campeão do mundo de futebol, o governo estava empenhadíssimo, a Câmara de Lisboa também, a igreja estava interessadíssima. Todos eram país da criança. Agora parece que ninguém quer ser pai daquilo e isso preocupa-me”, afirma Rui Moreira

Sobre a reabilitação da zona do Parque Tejo, o presidente do Câmara do Porto garante que é positivo para Lisboa, mas reforça que na Invicta também está a decorrer “a reabilitação em Campanhã para a qual a cidade também gostava de ter alguns recursos”.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de Abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.