Município de Braga assina auto de descentralização de competências na área da Saúde

Município de Braga assina auto de descentralização de competências na área da Saúde
| Norte
Porto Canal

O Município de Braga assinou, esta segunda-feira, o auto de descentralização de competências para o sector da Saúde. A cerimónia, que decorreu na sede da ARS Norte, no Porto, contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do presidente da ARS Norte, Carlos Nunes.

Entre as competências a descentralizar nesta área está a responsabilidade pela gestão operacional e financeira dos centros de saúde, designadamente a manutenção, conservação e gestão dos equipamentos (excepto equipamento médico), a participação no planeamento, gestão e investimento em novas unidades de cuidados de saúde primários, incluindo construção, equipamento e manutenção, e a gestão dos trabalhadores da carreira de assistente operacional dos agrupamentos de centros de saúde.

Neste processo de descentralização de competências, também se enquadra a aquisição de prestações de serviços diversos (vigilância, limpeza, etc.), assim como a gestão do parque automóvel.

“Esta é uma responsabilidade acrescida para o Município. Vamos implementar uma gestão de proximidade para que seja possível um serviço mais eficiente e de mais qualidade à população. O Município de Braga vê na descentralização de competências uma oportunidade única na evolução do paradigma da saúde nacional, na medida em que acreditamos que que este processo é uma oportunidade para que os municípios possam ser verdadeiramente parceiros na promoção da saúde e combate à doença”, realçou Sameiro Araújo, lembrando que as Autarquias estão mais perto das unidades de saúde locais e, dessa forma, conhecem a melhor realidade dos problemas que afectam a população.

Recorde-se que o Governo estabeleceu o dia 1 de Abril como data para transferência de competências na Saúde para os municípios. Contudo, esta transferência só entra em vigor quando cada uma das Autarquias assinar com a administração central um auto que especifique o que é transferido e quais as contrapartidas.

O auto assinado pelo Município de Braga entra em vigor a partir de 1 de Março.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.