Dirigentes do Benfica acusados de corrupção a favor do clube, mas interpretação da lei protege encarnados

Dirigentes do Benfica acusados de corrupção a favor do clube, mas interpretação da lei protege encarnados
| Desporto
Porto Canal

O Benfica tem escapado aos julgamentos em casos de corrupção que beneficiaram o clube da Luz, apesar da condenação recente do ex-assessor jurídico Paulo Gonçalves e da ida a tribunal do empresário César Boaventura. Os argumentos legais levantam dúvidas.

A explicação dada pelas procuradoras da Unidade Regional do Norte do Departamento Central de Investigação e Ação Penal para não acusar o Benfica é simples: os clubes só são criminalmente responsáveis quando os crimes são cometidos em seu nome e no interesse do clube por pessoas que ocupem uma posição de “liderança”. Segundo as procuradoras, Paulo Gonçalves era um mero “assessor”, enquanto César Boaventura um “empresário” que tinha amizade com o ex-presidente encarnado Luís Filipe Vieira.

Isto é, não colhe a ideia do Ministério Público em tribunal de que o Benfica, os seus dirigentes e funcionários “de topo”, saberiam ou teriam mandatado Gonçalves ou Boaventura para corromper adversários ou funcionários judiciais, mesmo que esses atos tenham beneficiado o clube lisboeta.

O empresário do mundo do futebol César Boaventura foi acusado pelo Ministério Público (MP), esta segunda-feira, de três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada. Segundo argumenta o MP, Boaventura terá tentado aliciar jogadores do Rio Ave e do Marítimo para prejudicarem as equipas em jogos contra o Benfica na época 2015-2016.

Esta terça-feira, ficou também a saber-se que Boaventura vai ainda a julgamento responder por suspeitas de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais no âmbito da Operação Malapata.
O ex-assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves foi condenado a dois anos e seis meses de prisão, com pena suspensa, por corrupção no julgamento do processo E-toupeira.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".