A acusação de corrupção, os depósitos milionários e a amizade com Vieira. Quem é César Boaventura?

A acusação de corrupção, os depósitos milionários e a amizade com Vieira. Quem é César Boaventura?
| Desporto
Francisco Graça e Joana Almeida Carvalho

O empresário do mundo do futebol César Boaventura foi acusado pelo Ministério Público (MP), esta segunda-feira, de três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada. Segundo argumenta o MP, Boaventura terá tentado aliciar jogadores do Rio Ave e do Marítimo para prejudicarem as equipas em jogos contra o Benfica na época 2015-2016.

Esta terça-feira, ficou também a saber-se que Boaventura vai ainda a julgamento responder por suspeitas de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais no âmbito da Operação Malapata.

Mas quem é, ao certo, César Boaventura, e como se mexe no universo do SL Benfica?

As origens de César Boaventura

César Boaventura é um nome que nem sempre foi conhecido pela esfera pública. A primeira vez que se falou no empresário, e nos alegados esquemas e mundos em que se movimentava, foi num programa do Porto Canal, Universo Porto da Bancada, a 4 de abril de 2017.

“Deixo um conselho, os presidentes das equipas que vão defrontar o Benfica, não deixem chegar junto dos jogadores nenhum César”, foi o aviso do diretor de comunicação do FC Porto. Na altura, Francisco J. Marques alertava para aquele que passou a ser conhecido como “homem da mala do Benfica”, um agente ou empresário que estaria a aliciar jogadores adversários para perderem de propósito contra a equipa da Luz. O mundo do futebol já falava, em voz baixa, dos supostos jogos de bastidores em que Boaventura estaria metido, referiu J. Marques.

César Boaventura começou por criar uma agência de jogadores, a GIC, sediada em regime offshore em São Tomé e Príncipe e que trabalhava de forma próxima com o Benfica. Nessa altura, teria já uma boa relação com o ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que terá mandatado pessoalmente Boaventura para vender o antigo treinador Rui Vitória ao clube inglês Everton. Todos os pormenores do negócio foram divulgados no Youtube e posteriormente confirmados pelo próprio Boaventura em entrevista à SIC Notícias, em 2018. O mediatismo haveria de atrair as atenções do denunciante informático Rui Pinto, que dedicou à empresa GIC publicações na sua página de Twitter.

Foi em 2018, numa investigação realizada pela SIC, que César Boaventura foi associado a um “alegado esquema de aliciamento de jogadores do Marítimo que seriam pagos para perder nos jogos contra o Benfica”. No mesmo ano, outro caso: os jogadores do Rio Ave, Lionn e Cássio, acusavam Boaventura de oferecer 250 mil euros para perderem um jogo contra o Benfica.

Um ano depois, nova polémica. Boaventura utilizou as redes sociais para divulgar o nome do árbitro do jogo entre o FC Porto e o Marítimo. O empresário partilhou a informação 24 horas antes de ser oficialmente divulgada pela Conselho de arbitragem. Em 2020, mais um caso, desta vez com buscas no Estádio da Luz e da Académica de Coimbra, relacionadas com a Operação Mala Ciao.

Porto Canal

Em comunicado, a PJ explica que foram identificados movimentos financeiros suspeitos de César Boaventura, em diversas plataformas, num montante superior a 70 milhões de euros

As acusações do Ministério Público

De vários casos e suspeitas, César Boaventura está envolvido em duas operações mais mediáticas: Operação Malapata e Operação Mala Ciao. A primeira é uma investigação sobre práticas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e falsificação de documentos – o MP acredita que Boaventura criou um esquema de movimentação e branqueamento de dinheiro através de transferências de jogadores de futebol e manipulação de contas bancárias.

O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu levar César Boaventura, que está em prisão domiciliária, a julgamento. Na acusação, o MP sustenta que "além da notoriedade que procurava e publicitava nas redes sociais, César Boaventura, para conferir maior credibilidade à sua veste de empresário de futebol de sucesso, fabricou contratos de exploração de direitos de imagem, confissões de dívida e extratos bancários, documentos utilizados para convencer terceiros a entregarem-lhe as importâncias que o mesmo foi pedindo e que foram canalizadas para fins distintos ao que anunciava".

No comunicado, a PJ explicava que, até àquele momento, tinham sido identificados movimentos financeiros, em diversas plataformas, num montante superior a 70 milhões de euros.

A acusação do MP do início desta semana relacionada com corrupção está ligada à Operação Mala Ciao. Neste caso, César Boaventura é acusado ter tentado aliciar Marcelo, Cássio, Lionn (do Rio Ave) e de Salin (do Marítimo) em jogos contra o Benfica na época 2015-2016.

O MP pede que César Boaventura seja condenado a pagar €480 mil ao Estado, que “corresponde ao valor da vantagem/recompensa prometida” aos futebolistas e também seja impedido de exercer a profissão de agente desportivo durante três anos.

Porto Canal

Acessórios de luxo, carros topo de gama e mansões, mas sem rendimentos ou património, acusa Ministério Público

Dinheiro e vida de luxo

César Boaventura está ainda acusado pelo Ministério Público de apresentar “um património incongruente” no valor de “€1.172.010,35 (um milhão, cento e setenta e dois mil e dez euros e trinca e cinco cêntimos) que não é compatível com os seus rendimentos lícitos e fiscalmente comprovados".

Boaventura é visto regularmente com acessórios de luxo, carros topo de gama e vive em moradias de elevado valor, apesar de insolvente desde 2014 e de não possuir em seu nome “qualquer património, imóvel ou móvel”, argumenta o MP.

Apesar de Boaventura ter declarado apenas 54 mil euros de rendimentos lícitos em cinco anos, terão passado pelas contas tituladas por Boaventura, entre 2017 e 2021, cerca de 1,2 milhões de euros. Para o Ministério Público a diferença de 1,17 milhões de euros representa uma “vantagem da atividade criminosa” e, dessa forma, esse montante tem de ser “declarado perdido a favor do Estado”.

 

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Santa Clara

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto B-Santa Clara (domingo, 15h30, FC Porto TV/Porto Canal), referente à ronda 31 da Liga Portugal 2.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.