Boaventura terá de devolver 1,6 milhões de euros ao Ministério Público

| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acusou o empresário César Boaventura de tentar comprar jogadores de futebol para prejudicarem as suas equipas a favor do Benfica. Esta terça-feira, o ‘Jornal de Notícias’ avançou que o Ministério Público verificou as contas bancárias do empresário e detetou depósitos milionários.

Apesar de Boaventura ter declarado apenas 54 mil euros de rendimentos lícitos em cinco anos, o ‘Jornal de Notícias’ referiu que entre 2017 e 2021, passaram pelas contas tituladas por Boaventura cerca de 1,2 milhões de euros. No entanto, até 31 de dezembro de 2021, o empresário apenas declarou 54 mil euros e para o Ministério Público a diferença de 1,17 milhões de euros representa uma “vantagem da atividade criminosa” e, dessa forma, esse montante tem de ser “declarado perdido a favor do Estado”.

Juntando os 1,17 milhões de euros, as procuradoras do Departamento Central de Investigação e Ação Penal consideram que se deve somar 480 mil euros “correspondentes aos valores ou recompensa que Boaventura prometeu aos atletas do Rio Ave e do Marítimo da Madeira”.

Agora as autoridades reclamam ao empresário César Boaventura 1,6 milhões de euros “como perda de vantagem ampliada”.

O Ministério Público (MP) acusou o empresário César Boaventura pela prática de quatro crimes de corrupção ativa, sendo um deles na forma tentada.

Segundo a acusação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que o Porto Canal teve acesso, Boaventura “aliciou ou tentou aliciá-los [jogadores de futebol] a praticar atos contrários aos interesses das próprias equipas e das sociedades desportivas às quais estavam vinculados, com vista a alterar ou falsear o resultado de competições desportivas em que participavam, fim que pretendia com vista a beneficiar a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, na época 2015/2016 da Primeira Liga”.

Em causa está a deslocação do Benfica a Vila do Conde na 31ª jornada para defrontar o Rio Ave a 24 de abril de 2016 e também o jogo entre Marítimo e Benfica no Estádio dos Barreiros, no Funchal, a 8 de maio de 2016.

 

+ notícias: Desporto

Sevilha bate Roma de Mourinho nos penáltis e conquista 7ª Liga Europa

O Sevilha conquistou, esta quarta-feira, a Liga Europa ao vencer a Roma, orientada por José Mourinho, nas grandes penalidades, após igualdade a uma bola. 

FC Porto: "Quero agradecer a todos os colegas que me ajudaram" 

O grande artilheiro da Liga Portugal 2022/23 é do FC Porto e chama-se Mehdi Taremi. Autor de 22 golos na prova, o avançado iraniano recebeu o galardão esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, e mostrou-se “muito contente” por merecer a distinção pela primeira vez.

Oficial: César Peixoto deixa o comando técnico do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira anunciou, em comunicado, que o vínculo contratual que ligava a equipa técnica liderada por César Peixoto aos castores cessou esta quarta-feira. Assim o treinador não irá acompanhar o emblema pacense no segundo escalão do futebol português.