Boaventura terá de devolver 1,6 milhões de euros ao Ministério Público

| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acusou o empresário César Boaventura de tentar comprar jogadores de futebol para prejudicarem as suas equipas a favor do Benfica. Esta terça-feira, o ‘Jornal de Notícias’ avançou que o Ministério Público verificou as contas bancárias do empresário e detetou depósitos milionários.

Apesar de Boaventura ter declarado apenas 54 mil euros de rendimentos lícitos em cinco anos, o ‘Jornal de Notícias’ referiu que entre 2017 e 2021, passaram pelas contas tituladas por Boaventura cerca de 1,2 milhões de euros. No entanto, até 31 de dezembro de 2021, o empresário apenas declarou 54 mil euros e para o Ministério Público a diferença de 1,17 milhões de euros representa uma “vantagem da atividade criminosa” e, dessa forma, esse montante tem de ser “declarado perdido a favor do Estado”.

Juntando os 1,17 milhões de euros, as procuradoras do Departamento Central de Investigação e Ação Penal consideram que se deve somar 480 mil euros “correspondentes aos valores ou recompensa que Boaventura prometeu aos atletas do Rio Ave e do Marítimo da Madeira”.

Agora as autoridades reclamam ao empresário César Boaventura 1,6 milhões de euros “como perda de vantagem ampliada”.

O Ministério Público (MP) acusou o empresário César Boaventura pela prática de quatro crimes de corrupção ativa, sendo um deles na forma tentada.

Segundo a acusação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que o Porto Canal teve acesso, Boaventura “aliciou ou tentou aliciá-los [jogadores de futebol] a praticar atos contrários aos interesses das próprias equipas e das sociedades desportivas às quais estavam vinculados, com vista a alterar ou falsear o resultado de competições desportivas em que participavam, fim que pretendia com vista a beneficiar a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, na época 2015/2016 da Primeira Liga”.

Em causa está a deslocação do Benfica a Vila do Conde na 31ª jornada para defrontar o Rio Ave a 24 de abril de 2016 e também o jogo entre Marítimo e Benfica no Estádio dos Barreiros, no Funchal, a 8 de maio de 2016.

 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Clube assina parceria para abertura de escola Dragon Force no México

O FC Porto dá mais um passo na internacionalização da sua metodologia de formação ao anunciar a abertura da primeira Escola de Futebol Dragon Force by FC Porto no México. A cidade escolhida para este novo projeto é Monterrey, no estado de Nuevo León.

FC Porto: Estreia no Mundial preparada na Rutgers

O plantel principal voltou a subir ao relvado do Miller Family Soccer Complex para dar continuidade à preparação da estreia no Mundial de Clubes. O encontro com o Palmeiras está marcado para as 23h00 de domingo no MetLife Stadium, em Nova Iorque (DAZN).

Gonçalo Fontes: "Queremos acabar com uma vitória"

A última jornada do Campeonato Nacional de sub-15 reserva um clássico entre FC Porto e Sporting em Alcochete e o capitão Gonçalo Fontes só pensa em “acabar com uma vitória” que recompense o “trabalho duro desenvolvido durante toda a época” (domingo, 11h00, Sporting TV). Em sintonia com o médio, o treinador José Violante assegura que “o grupo vai com o intuito claro de vencer” um “adversário muito forte, que está recheado de jogadores com uma grande qualidade individual”, de forma a “alcançar o segundo lugar”.