César Boaventura acusado de corrupção a favor do Benfica pelo Ministério Público

César Boaventura acusado de corrupção a favor do Benfica pelo Ministério Público
| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acusou o empresário César Boaventura pela prática de quatro crimes de corrupção ativa, sendo um deles na forma tentada.

Refere a acusação, a que o Porto Canal teve acesso, do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que Boaventura “aliciou ou tentou aliciá-los [jogadores de futebol] a praticar atos contrários aos interesses das próprias equipas e das sociedades desportivas às quais estavam vinculados, com vista a alterar ou falsear o resultado de competições desportivas em que participavam, fim que pretendia com vista a beneficiar a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, na época 2015/2016 da Primeira Liga”.

Em causa está a deslocação do Benfica a Vila do Conde na 31ª jornada para defrontar o Rio Ave a 24 de abril de 2016 e também o jogo entre Marítimo e Benfica no Estádio dos Barreiros, no Funchal, a 8 de maio de 2016.

A acusação destaca que “o arguido era, à data dos factos, reconhecido no meio do futebol profissional como agente/empresário desportivo, sendo também conhecida a relação de confiança e proximidade que mantinha com Luís Filipe Ferreira Vieira e, por seu intermédio, com a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD”, pode ler-se.

Benfica na mira
A acusação aponta que “os factos foram cometidos pelo arguido César Augusto Vieira Boaventura, que foi quem solicitou aos jogadores a prática de atos destinados a viciar competição desportiva na qual participariam, muito embora fosse a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD. que possuísse um interesse específico.

Neste caso, o Benfica não é responsabilizado, visto que, para o ser, refere o documento, “é necessário que o crime seja cometido por pessoas que nela ocupem uma posição de liderança”.

Os jogadores aliciados
César Boaventura tentou corromper quatro jogadores de futebol para beneficiar o Benfica, aponta o DCIAP. Três deles jogavam no Rio Ave e o outro era jogador do Marítimo.

Para o jogo com o Rio Ave, César Boaventura tentou aliciar Lionn, Cássio e Marcelo. Já para o encontro com o Marítimo foi Salin o jogador que o empresário abordou para beneficiar o Benfica.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".