César Boaventura acusado de corrupção a favor do Benfica pelo Ministério Público

César Boaventura acusado de corrupção a favor do Benfica pelo Ministério Público
| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acusou o empresário César Boaventura pela prática de quatro crimes de corrupção ativa, sendo um deles na forma tentada.

Refere a acusação, a que o Porto Canal teve acesso, do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que Boaventura “aliciou ou tentou aliciá-los [jogadores de futebol] a praticar atos contrários aos interesses das próprias equipas e das sociedades desportivas às quais estavam vinculados, com vista a alterar ou falsear o resultado de competições desportivas em que participavam, fim que pretendia com vista a beneficiar a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, na época 2015/2016 da Primeira Liga”.

Em causa está a deslocação do Benfica a Vila do Conde na 31ª jornada para defrontar o Rio Ave a 24 de abril de 2016 e também o jogo entre Marítimo e Benfica no Estádio dos Barreiros, no Funchal, a 8 de maio de 2016.

A acusação destaca que “o arguido era, à data dos factos, reconhecido no meio do futebol profissional como agente/empresário desportivo, sendo também conhecida a relação de confiança e proximidade que mantinha com Luís Filipe Ferreira Vieira e, por seu intermédio, com a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD”, pode ler-se.

Benfica na mira
A acusação aponta que “os factos foram cometidos pelo arguido César Augusto Vieira Boaventura, que foi quem solicitou aos jogadores a prática de atos destinados a viciar competição desportiva na qual participariam, muito embora fosse a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD. que possuísse um interesse específico.

Neste caso, o Benfica não é responsabilizado, visto que, para o ser, refere o documento, “é necessário que o crime seja cometido por pessoas que nela ocupem uma posição de liderança”.

Os jogadores aliciados
César Boaventura tentou corromper quatro jogadores de futebol para beneficiar o Benfica, aponta o DCIAP. Três deles jogavam no Rio Ave e o outro era jogador do Marítimo.

Para o jogo com o Rio Ave, César Boaventura tentou aliciar Lionn, Cássio e Marcelo. Já para o encontro com o Marítimo foi Salin o jogador que o empresário abordou para beneficiar o Benfica.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

FC Porto: Sessão matinal com o foco na Taça de Portugal

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Moreirense (domingo, 17h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.