PJ investiga subornos do Benfica em contas bancárias de jogadores adversários
Porto Canal
As contas bancárias de vários jogadores que alinharam no Rio Ave, Belenenses, Boavista, Marítimo e Vitória de Setúbal, e que são suspeitos de corrupção desportiva por ligações ao Benfica, serão investigadas criteriosamente pela Policia Judiciária (PJ).
A informação é avançada este sábado pelo Correio da Manhã (CM), que adianta que os vários jogadores em causa terão, alegadamente, recebido contrapartidas para perderem jogos contra as 'Águias'.
De acordo com a mesma fonte, os extratos bancários já chegaram ao processo de corrupção desportiva que está no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no Porto.
Assim, depois de levantado o sigilo bancário, as autoridades procederão a uma perícia financeira, investigando fluxos de dinheiro, transferências e depósitos, entre outras medidas, por forma a identificar contrapartidas financeiras eventualmente pagas pelo clube da Luz.
Recorde-se que o Ministério Público está a investigar 12 jogos do Benfica, por suspeitas de corrupção desportiva.
A investigação incide entre os anos de 2016 e 2019, altura em que Luís Filipe Vieira, acusado de crimes de fraude fiscal e falsificação de documentos no âmbito do processo "Saco Azul", era o presidente do Benfica.
A TVI revelou, no início de março, seis dos 12 jogos que estarão sob investigação. Cinco deles ocorreram em épocas que culminaram com o título de campeão nacional do clube da Luz.
Marítimo-Benfica, 0-2, de maio de 2016
Rio Ave-Benfica, 0-1, maio de 2017
Boavista-Benfica, 2-2, maio de 2017
Benfica-Marítimo, 5-0, março de 2018
Benfica-Boavista, 5-1, janeiro de 2019
FC Porto-V. Setúbal, 1-1, maio de 2017