Autarquia do Porto em choque com decisão do Ministério da Cultura sobre gestão dos museus

| Norte
Porto Canal

A autarquia do Porto mostrou-se chocada com a decisão do Ministério da Cultura de voltar a centralizar a gestão de sete museus do Norte para a Direção Geral do Património, em Lisboa. Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e da Habitação da Câmara do Porto, considerou, este sábado, que “há alguma incoerência por parte do Governo Central".

Em declarações ao Porto Canal à margem do arranque do ciclo cultural “Um objeto e seus discursos” no quase restaurado ateliê António Carneiro, no Porto, o vereador do Urbanismo e da Habitação disse que “não se percebe muito bem o que se pretende, porque se em algumas matérias o Governo está a descentralizar competências que não eram das autarquias, por exemplo a saúde ou a ação social, em outras matérias, como a habitação e a cultura, existe a um movimento oposto”.

Para Pedro Baganha, não só esta decisão do Ministério da Cultura “choca”, como “por exemplo a centralização das dotações previstas em PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para a recuperação de equipamentos culturais são na sua esmagadora maioria destinados à região de Lisboa esquecendo o resto do país”.

A autarquia do Porto criticou ainda a gestão distante dos equipamentos culturais. “Gerir um equipamento cultural a 300, 400 ou 500 quilómetros de distância não é certamente tão eficaz como ter uma estrutura descentralizada da gestão desses mesmo equipamentos”, acrescentou Pedro Baganha.

Também em declarações ao Porto Canal, o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, lamentou o retrocesso que se avizinha e aplaudiu o trabalho da Direção Regional de Cultura do Norte que, neste momento, aguarda por novos desenvolvimentos.

“O trabalho desenvolvido pelo Direção Geral de Cultura do Norte é um trabalho de excelência, um trabalho muitíssimo respeitado, muito qualificante daquilo que é o valor do património e a relevância do património cultural a norte”, elogiou Jorge Sobrado.

De forma a rematar o assunto, o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto admitiu que “seria uma perda para a região se esse capital de experiência e excelência garantido na região pela Direção Regional de Cultura sofresse um recuo, um retrocesso”.

Também este sábado, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, considerou que a gestão dos municípios deve ser outra. Tendo em conta o processo de descentralização, a ministra quer que os museus sejam geridos pelos municípios o que contraia a vontade do Ministério da Cultura.

+ notícias: Norte

Portuenses saem à rua para a corrida cautelosa aos presentes de Natal

A poucos dias da véspera de Natal, na Rua de Santa Catarina, na Baixa do Porto, há ainda alguns portuenses com presentes de Natal para comprar. Admitem ter um certo travão no dinheiro a gastar, face ao aumento do poder de compra.

Norte sob aviso amarelo a partir da meia-noite devido à agitação marítima

O Norte do país vai estar sob aviso amarelo a partir da meia-noite devido à agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Eis as imagens da futura residência universitária de Braga que vai nascer na antiga fábrica ‘Confiança’

O Grupo Casais revelou, esta sexta-feira, as imagens do projeto para a futura residência universitária de Braga, que irá nascer na antiga fábrica ‘Confiança’. O espaço terá 786 camas.