Ana Abrunhosa contrária à vontade do Ministério da Cultura, quer poder de gestão dos museus nos municípios

| Norte
Porto Canal

A gestão do património cultural tem gerado visões diferentes dentro do Governo. A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, crê que a gestão dos municípios deve ser outra. Tendo em conta o processo de descentralização, a ministra quer que os museus sejam geridos pelos municípios o que contraia a vontade do Ministério da Cultura.

“Sou da opinião de que os museus devem passar para os municípios”, disse Ana Abrunhosa ao Porto Cana este sábado.

Tal como já é conhecido, o Ministério de Pedro Adão e Silva quer passar a tutela de sete museus do Norte para a Direção Geral do Património, em Lisboa, mas Ana Abrunhosa frisou que “é muito importante o envolvimento das autarquias ao máximo naquilo que possam ser o seu envolvimento”.

“Os museus que estão sob a responsabilidade direta das direções regionais de cultura são museus que não são nacionais, nem património da Humanidade e, portanto, são museus de carácter municipal e de carácter regional”, acrescentou a ministra da Coesão Territorial.

Ao Porto Canal, Ana Abrunhosa voltou a vincar a sua posição e alertou para a possibilidade de esses museus também terem uma “gestão partilhada”. “Acho que tínhamos maiores ganhos nisso visto que estamos a falar de descentralização”, afirmou.

O Ministério da Cultura já tinha confirmado ao Porto Canal que decorrem transformações na gestão do património cultural português e admitiu que, por isso, a descentralização de poderes sai afetada.

No entanto, Ana Abrunhosa contou que vai “aguardar” para perceber qual o modelo de operacionalização que vai ser colocado em prática.

Os museus em causa estão localizados em Bragança, Braga, Lamego, Guimarães e Miranda do Douro e estão, atualmente, sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Norte.

 

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.