Ministério admite condicionamentos no processo de descentralização da cultura. CCDR-N considera “assustador”

| Norte
Porto Canal

O Ministério da Cultura admitiu, esta sexta-feira, em resposta ao Porto Canal, que a reorganização da Direção-Geral do Património Cultural vai condicionar o “processo de desconcentração” na área da cultura.

Em causa estão as declarações de António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que avançou que haverá “aparentemente uma recentralização ainda mais forte na cultura do que aquilo que existe hoje”.

António Cuna explicou que “o que se anuncia” relativamente aos grandes museus geridos a partir da região norte é que “passem novamente a ser geridos a partir de Lisboa”.
Em resposta ao Porto Canal, o Ministério da Cultura esclareceu estar “empenhado na profunda reorganização da Direção-Geral do Património Cultural” - que pode significar condicionamentos.

“É uma reestruturação inovadora, abrangente e ambiciosa, que terá como consequência o reordenamento da gestão do património cultural do país, e que por essa via condiciona o processo de desconcentração na área da Cultura”, respondeu o Ministério.

“O que podemos confirmar é que neste momento estamos a trabalhar com vista à descentralização do Palácio de S. João Novo para a Câmara Municipal do Porto.”

Na Noite Informativa da passada quinta-feira, o presidente da CCDR-N adiantou que “aquilo que entretanto se começa a perceber que se vai passar na área da cultura é assustador”, atirou.

“É um enorme retrocesso e espero mesmo que não venha a acontecer”, confessou.

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.