Ex-ministra da Cultura diz que é um erro transferir gestão dos museus e monumentos para Lisboa

| País
Porto Canal

Isabel Pires de Lima disse, na Tarde Informativa do Porto Canal, que é um erro transferir para Lisboa a gestão dos Museus e dos Monumentos.

“Nós estávamos num processo, claramente, de descentralização, que foi bem recebido pelas delegações regionais de cultura, que foi bem recebido pelos autarcas”, frisou Isabel Pires de Lima destacando que “os orçamentos dos municípios para a cultura têm aumentado muitíssimo”.

Em causa está a vontade de o Ministério da Cultura querer passar a gestão de sete museus do Norte para a Direção-Geral do Património em Lisboa.

A antiga ministra da Cultura não entende por que houve uma mudança no processo de descentralização destas competências para as autarquias. “Parece-me que é uma atitude que vai às avessas do processo de descentralização, já para não falar da regionalização, porque continuamos nestas hesitações que a todo o momento ganham nuances diferentes, mas na verdade parece-me um erro”, afirmou a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

A 20 de março os autarcas do Norte consideram que a decisão do Ministério da Cultura de voltar a centralizar a gestão dos museus não faz sentido e contraria todo o processo de descentralização que se tem vindo a implementar.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".