Fechada há mais de 30 anos, PS do Porto questiona Governo sobre Ponte Maria Pia

Fechada há mais de 30 anos, PS do Porto questiona Governo sobre Ponte Maria Pia
| Porto
Porto Canal

O Partido Socialista (PS) do Porto quer saber se o Governo está informado sobre a situação da ponte Maria Pia, no Porto, à qual nos últimos 30 anos têm sido apontados diferentes destinos.

Por considerarem que a situação da Ponte Maria Pia “não pode continuar a ser protelada”, autarcas do PS do Porto questionaram, esta sexta-feira, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, se a Infraestruturas de Portugal (IP) tem algum projeto para a revitalização da ponte.

“Ao longo dos anos, a Infraestruturas de Portugal (IP), dona da ponte, tem feito sucessivos anúncios, por vezes contraditórios, sobre possíveis intervenções na ponte e sobre novos usos para o equipamento – incluindo a sua reabertura para travessia pedonal e ciclável – sem que nada tenha sido concretizado até à data nem tenha existido articulação com os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia”, denunciam os socialistas Tiago Barbosa Ribeiro, Rosário Gambôa, Maria João Castro e Rui Lage.

Os socialistas questionam ainda se o Governo vai dar orientações à IP para que se avance com a reabertura da ponte para circulação pedonal e ciclável, efetuando as intervenções necessárias para esse efeito.

Nas perguntas dirigidas a João Galamba, o partido sublinha o seu apoio enfático à revitalização da ponte, que considera que “permanece como uma extraordinária infra-estrutura”, e defende ainda a sua abertura à comunidade.

A Ponte Maria Pia, projetada por Gustavo Eiffel, foi inaugurada em 1877 e foi utilizada até 1991 para ligar as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia através de Comboio. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.