Fechada há mais de 30 anos, PS do Porto questiona Governo sobre Ponte Maria Pia

Fechada há mais de 30 anos, PS do Porto questiona Governo sobre Ponte Maria Pia
| Porto
Porto Canal

O Partido Socialista (PS) do Porto quer saber se o Governo está informado sobre a situação da ponte Maria Pia, no Porto, à qual nos últimos 30 anos têm sido apontados diferentes destinos.

Por considerarem que a situação da Ponte Maria Pia “não pode continuar a ser protelada”, autarcas do PS do Porto questionaram, esta sexta-feira, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, se a Infraestruturas de Portugal (IP) tem algum projeto para a revitalização da ponte.

“Ao longo dos anos, a Infraestruturas de Portugal (IP), dona da ponte, tem feito sucessivos anúncios, por vezes contraditórios, sobre possíveis intervenções na ponte e sobre novos usos para o equipamento – incluindo a sua reabertura para travessia pedonal e ciclável – sem que nada tenha sido concretizado até à data nem tenha existido articulação com os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia”, denunciam os socialistas Tiago Barbosa Ribeiro, Rosário Gambôa, Maria João Castro e Rui Lage.

Os socialistas questionam ainda se o Governo vai dar orientações à IP para que se avance com a reabertura da ponte para circulação pedonal e ciclável, efetuando as intervenções necessárias para esse efeito.

Nas perguntas dirigidas a João Galamba, o partido sublinha o seu apoio enfático à revitalização da ponte, que considera que “permanece como uma extraordinária infra-estrutura”, e defende ainda a sua abertura à comunidade.

A Ponte Maria Pia, projetada por Gustavo Eiffel, foi inaugurada em 1877 e foi utilizada até 1991 para ligar as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia através de Comboio. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional.

+ notícias: Porto

Petição quer tornar a VCI em avenida urbana e proibir pesados

Um grupo de cidadãos da área Metropolitana do Porto lançou uma petição pública com o desejo de “transformar a Via de Cintura Interna (VCI) numa avenida urbana acessível, segura e amiga do ambiente”. Petição online conta já com centenas de assinaturas.

Cooperativa do Povo Portuense resiste há 125 anos à influência do tempo e do homem

A Cooperativa do Povo Portuense (CPP) foi fundada a 1 de janeiro de 1900, passou incólume a transição para a 1.ª República, encolheu a sua influência no Estado Novo, viu-se atacada no pós-25 de abril e sobreviveu à pandemia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.