Metro do Porto tem mais quatro veículos a caminho. Novas carruagens começam a circular entre maio e junho

Metro do Porto tem mais quatro veículos a caminho. Novas carruagens começam a circular entre maio e junho
| Porto
Porto Canal

A nova carruagem da Metro do Porto chegou a Portugal em fevereiro. Antes de entrar em circulação, está a ser testada para garantir que cumpre todas as normas de segurança.

A fase de testes dura há três meses. Antes do envio da carruagem, todos os ensaios já tinham sido feitos, mas a Metro do Porto fez questão de os repetir.

Esta semana, no interior da composição foram colocadas 17 toneladas de areia, que equivalem ao peso dos 244 passageiros que podem circular ao mesmo tempo no transporte, avança o JN.

O sistema de aceleração e travagem, o ar condicionado, o ruído emitido pelo veículo e o sistema de informação aos passageiros já foram verificados.

Durante a próxima semana, o Parque de Material de Oficinas (PMO), em Matosinhos, vai receber quatro novas composições que serão igualmente submetidas a testes.

A nova carruagem tem 1,90m de altura, capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 podem viajar sentados. Inclui ainda um sistema de vigilância exterior que permite ao condutor verificar se os passageiros não circulam em sítios menos aconselháveis.

A nova composição vai começar a circular sobre os carris entre maio e junho, depois de cumprir todos os procedimentos que garantam a segurança dos passageiros.

+ notícias: Porto

STCP deixa sistema com 20 anos para trás e controla operação em tempo real

É um painel com cerca de dois metros pelo qual as equipas podem ver o mapa da rede da STCP e acompanhar onde está cada autocarro. O sistema tem uma exatidão “ao pormenor”, com a informação atualizada a cada dez segundos. Deixando para trás equipamentos com mais de 20 anos, a empresa adquiriu um novo Sistema de Apoio à Exploração (SAEI) e um videowall. Em termos práticos, a gestão da rede passa a ser mais eficaz, tal como a resolução de problemas.

Demolição de estrutura na praia do ourigo volta a ser adiada devido ao mau tempo

A demolição da estrutura de betão na praia do Ourigo, no Porto, iria ocorrer esta segunda-feira, algo que não foi possível devido ao mau tempo que assolou a cidade do Porto, apurou o Porto Canal junto da APA/RH Norte.

Presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos demite-se do movimento que apoia Moreira

A atual presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Sofia Maia, demitiu-se, esta terça-feira, do Movimento independente, que apoia Rui Moreira.