Metro do Porto tem mais quatro veículos a caminho. Novas carruagens começam a circular entre maio e junho

Metro do Porto tem mais quatro veículos a caminho. Novas carruagens começam a circular entre maio e junho
| Porto
Porto Canal

A nova carruagem da Metro do Porto chegou a Portugal em fevereiro. Antes de entrar em circulação, está a ser testada para garantir que cumpre todas as normas de segurança.

A fase de testes dura há três meses. Antes do envio da carruagem, todos os ensaios já tinham sido feitos, mas a Metro do Porto fez questão de os repetir.

Esta semana, no interior da composição foram colocadas 17 toneladas de areia, que equivalem ao peso dos 244 passageiros que podem circular ao mesmo tempo no transporte, avança o JN.

O sistema de aceleração e travagem, o ar condicionado, o ruído emitido pelo veículo e o sistema de informação aos passageiros já foram verificados.

Durante a próxima semana, o Parque de Material de Oficinas (PMO), em Matosinhos, vai receber quatro novas composições que serão igualmente submetidas a testes.

A nova carruagem tem 1,90m de altura, capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 podem viajar sentados. Inclui ainda um sistema de vigilância exterior que permite ao condutor verificar se os passageiros não circulam em sítios menos aconselháveis.

A nova composição vai começar a circular sobre os carris entre maio e junho, depois de cumprir todos os procedimentos que garantam a segurança dos passageiros.

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Quatro meses depois, Gondomar publica horários da UNIR… com erros

A Câmara Municipal de Gondomar divulgou, na tarde desta segunda-feira, os horários atualizados da rede de autocarros da UNIR, numa publicação na rede social de Facebook. Contudo, após a partilha, foram detetados erros em alguns dos horários, onde por exemplo um autocarro passava duas vezes pelo mesmo local de paragem.

Homem fica preso em máquina no El Corte Inglês de Gaia

Um homem de 57 anos de idade sofreu ferimentos, na manhã desta terça-feira, na sequência de um acidente de trabalho no Centro de Distribuição do El Corte Inglês em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Crestuma.