Metro do Porto tem mais quatro veículos a caminho. Novas carruagens começam a circular entre maio e junho

Metro do Porto tem mais quatro veículos a caminho. Novas carruagens começam a circular entre maio e junho
| Porto
Porto Canal

A nova carruagem da Metro do Porto chegou a Portugal em fevereiro. Antes de entrar em circulação, está a ser testada para garantir que cumpre todas as normas de segurança.

A fase de testes dura há três meses. Antes do envio da carruagem, todos os ensaios já tinham sido feitos, mas a Metro do Porto fez questão de os repetir.

Esta semana, no interior da composição foram colocadas 17 toneladas de areia, que equivalem ao peso dos 244 passageiros que podem circular ao mesmo tempo no transporte, avança o JN.

O sistema de aceleração e travagem, o ar condicionado, o ruído emitido pelo veículo e o sistema de informação aos passageiros já foram verificados.

Durante a próxima semana, o Parque de Material de Oficinas (PMO), em Matosinhos, vai receber quatro novas composições que serão igualmente submetidas a testes.

A nova carruagem tem 1,90m de altura, capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 podem viajar sentados. Inclui ainda um sistema de vigilância exterior que permite ao condutor verificar se os passageiros não circulam em sítios menos aconselháveis.

A nova composição vai começar a circular sobre os carris entre maio e junho, depois de cumprir todos os procedimentos que garantam a segurança dos passageiros.

+ notícias: Porto

‘SharkTank’ da Faculdade de Economia do Porto. Universitários lançam desafio a jovens do secundário

Um grupo de 38 alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) desafiou 70 estudantes do ensino secundário, de oito escolas do Norte do país, a desenvolverem um negócio e a tentarem vendê-lo na baixa da cidade Invicta, esta quarta-feira.

Metro do Porto anuncia reforço de operação para a Primavera

A Metro do Porto anunciou esta sexta-feira que irá fazer “alguns ajustes na operação” a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de abril. Em comunicado, a empresa disse que a procura pelo Metro do Porto nos primeiros meses de 2023 já superou “aquela que foi registada durante o período homólogo de 2022 e de 2019”.

Bispo do Porto responde a carta aberta dos católicos

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, respondeu a carta aberta de mais de 400 católicos. A nota informativa em resposta à carta aberta dos católicos foi publicada nesta sexta-feira, no site da diocese.