APA divulga impacte ambiental da Linha Rubi do Metro do Porto até sexta-feira

APA divulga impacte ambiental da Linha Rubi do Metro do Porto até sexta-feira
| Porto
Porto Canal/Agências

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem até esta sexta-feira para emitir a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) da Linha Rubi do Metro do Porto, de acordo com uma resposta enviada esta quinta-feira a questões da Lusa.

"A referida DIA terá de ser emitida e notificada ao proponente até ao próximo dia 10 de março [sexta-feira], data após a qual será disponibilizada a referida decisão e demais informação no Sistema de Informação de Avaliação de Impactes Ambientais", pode ler-se numa resposta enviada por fonte oficial da APA a questões da Lusa.

O processo segue-se a uma primeira proposta de DIA que foi enviada à Metro do Porto, já que a APA "notificou o proponente da proposta de Declaração de Impacte Ambiental (DIA) e promoveu um período de audiência prévia".

"Na sequência da apresentação de alegações por parte do proponente sobre a referida proposta de decisão, e considerando a necessidade de consultar as restantes entidades que participaram na Comissão de Avaliação para efeitos da apreciação das mesmas, procedeu esta Agência à abertura de um período de diligências complementares de 20 dias úteis, o qual se encontra em curso", respondeu a APA às questões da Lusa.

O prazo relativo à Linha Rubi (H) do Metro do Porto, que ligará, por ferrovia ligeira, a Casa da Música (Porto) a Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia) através de uma nova ponte sobre o rio Douro, e inclui uma ligação à estação ferroviária das Devesas, termina, assim, esta sexta-feira.

Na quarta-feira, numa audição regimental na Assembleia da República (AR) ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, estimou ter na próxima semana a DIA definitiva.

Em resposta ao deputado do PSD Firmino Pereira, o governante admitiu ainda que a data apontada inicialmente para o lançamento do concurso público para a execução da obra, 17 de março, "talvez" não seja cumprida.

O governante disse esperar que "ainda durante o mês de março" seja possível lançar o concurso público, ressalvou Jorge Delgado, que apontou também para um aumento dos custos do projeto face aos 299 milhões de euros estimados inicialmente, totalmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"Foi um valor estimado no início do processo. Com o aumento de custos que todos conhecemos, terá que ser revisto em alta, e acautelaremos o financiamento necessário para esse efeito", assegurou, no parlamento.

Segundo o secretário de Estado, estão a ser feitas "as últimas revisões para que o projeto tenha o mínimo de falhas possível", esperando "em setembro, outubro no máximo, consignar esta obra e iniciar os trabalhos".

"Até ao final do primeiro semestre de 2026 contamos ter esta linha em operação", concluiu Jorge Delgado.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.